Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ao abrir oficialmente o 4º Fórum do Agenda Tocantins, na Escola Estadual João D’Abreu, em Dianópolis, localizada a 320 km de Palmas, o governador Siqueira Campos determinou a licitação de 70 lotes para fomento de atividades do Projeto Manuel Alves, um dos maiores projetos de irrigação do País. Ele lembrou que o projeto, idealizado por ele, recebeu investimentos da ordem de R$ 235 milhões em uma área de 20 mil hectares.

Siqueira Campos adiantou que está buscando uma parceria comprometida e séria para implantar um projeto de produção de frutas no Projeto de Irrigação Manuel Alves, que ele aconselhou ser rebatizado como Projeto Dianópolis, para levar o nome da cidade e do Tocantins ao Brasil.

Prefeitos das 12 cidades que compõem a região Sudeste 1 do Programa Agenda Tocantins participaram da abertura e dos trabalhos de discussão de propostas para o Plano Plurinual 2012 a 2015. Além dos prefeitos, representantes de vários segmentos também participaram do evento. O governador Siqueira Campos apresentou cada um dos atuais secretários de estado e componentes do primeiro e segundo escalões do Governo do Estado, pedindo à população que diga a eles suas necessidades, repetindo uma frase popular aqui no Estado: “ninguém sabe o que calado quer”.

Expectativas

A população está buscando participação nas ações do Governo. A professora Maria de Lourdes Lemes Gomes Carvalho, que trabalha como secretária geral da Escola Joca Costa em Dianópolis, está no Tocantins há 14 anos, e disse que a realização da audiência pública para discutir o PPA aproxima a população da administração estadual. A professora afirmou que quer acompanhar e sugerir ações em benefício de todos, pois esse é um exercício de democracia. Outra professora, Luzinete Alves Dias Ferreira, diretora de uma das escolas da região, acha importante a participação do planejamento coletivo e lembrou que isso fortalece a sociedade. Ela assegurou participação no grupo de discussões de Conhecimento e Inclusão e que daria sua contribuição para aprimorar a qualidade do ensino.

Apoio

O prefeito de Dianópolis, José Salomão, elogiou os esforços do Governador para recuperar o bom andamento do Governo do Estado e disse que a região está pronta para trabalhar em benefício do desenvolvimento do estado e que tem esperanças de atração de investimentos como o que está ocorrendo em Arraias com o grupo Itafós, que está instalando uma usina de produção de fertilizantes fosfatados.

O governador ressaltou que o Governo do Estado vai apoiar o desenvolvimento de um grande projeto industrial para aproveitar uma jazida de fosfato encontrada na cidade de Taipas do Tocantins. “Meu compromisso é com o resgate do bem estar do povo do Tocantins, voltei ao Governo com esse propósito”, afirmou Siqueira Campos. Ele garantiu também que vai se empenhar para resolver o problema de fornecimento de energia para o projeto. “Estou certo de que vamos encontrar as melhores soluções para implantar no Estado um grandioso plantio de frutas. O Brasil e o Mundo precisam disso”, enfatizou.