Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

O dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, foi marcado nessa quarta-feira, no Tocantins, pelo tradicional desfile cívico militar na Capital, evento prestigiado pelo governador Siqueira Campos e por várias autoridades. As escolas se apresentaram na avenida com a temática de um “Brasil Independente Socialmente Desenvolvido”, baseado nos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, tendo a educação como o pivô dessa evolução e transformação social.

Participaram da celebração do 189º aniversário da independência político-administrativa do Brasil, na Ala Sul da Praça dos Girassóis, cerca de 1.700 alunos representando sete escolas da rede estadual de ensino e cinco do município de Palmas, os Pioneiros Mirins, a Marinha, o Exército, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Metropolitana.

O secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, assinalou que a preocupação em aproximar mais o estudante tocantinense dos valores do civismo, do lúdico e histórico, visa partilhar valores gerais fundamentais. Ele destacou ainda que os temas trazidos na atual gestão para dentro da escola, a exemplo da saúde, combate às drogas, meio ambiente, sustentabilidade ambiental, educação profissionalizante, valores morais, sociais e éticos e tantos outros, têm o papel de contribuir para a reflexão dos alunos e de seus pais quanto às realidades e demandas da sociedade. No contato com os prefeitos, o secretário afirma que viu o interesse dos gestores, para ainda este ano, estimular a formação de bandas e fanfarras nas escolas em todo o Estado.

Estudantes

Adna Araújo, de 13 anos, aluna do 8º ano e integrante da fanfarra da Escola Estadual Liberdade, a primeira instituição de ensino a desfilar na avenida, disse ter sido emocionante participar das comemorações de 7 setembro. “O que o governador e o secretário Danilo estão realizando traz motivação a nós alunos”, frisou. Também para a estudante Soraia Evangelista Barros, de 17 anos, do 3º ano do CEM Taquaralto, o desfile apresentado simboliza valores cívicos e amor e respeito à pátria, coragem e determinação de seu povo. Ela elogiou a parada cívica ainda pela organização, conforme era sua expectativa, e mostrou-se orgulhosa por tudo que sentiu e presenciou nesta data.

Homenagem

Ao final do evento, já fora do palanque, o governador Siqueira Campos foi homenageado - com o presente também sendo estendido a Palmas - pela artista plástica tocantinense Jancleane Guimarães, com o quadro “Girassóis”, pintado por ela com base na arte francesa. (Secom)