Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Pioneiros Mirins de Apoio à Criança e ao Adolescente iniciou, nessa segunda-feira, 19, a entrega das bicicletas aos beneficiários do Programa Pioneiros Mirins dos municípios da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína.

A Ação, que conta com a participação da Secretaria Estadual da Educação quanto ao apoio logístico, ocorreu nas Escolas de Ananás, Riachinho e Xambioá. Ao todo, nesse primeiro dia foram contempladas 950 crianças cadastradas ao Programa, sendo 400 no primeiro município, 130 no segundo e 450 no último.

Em todas as suas falas, a presidente Simone Sandri transmitiu aos beneficiários e seus familiares as palavras do governador Siqueira Campos, quando diz que todo pioneiro mirim, onde estiver, deverá ser exemplar. “O governador exige que nossos beneficiários sejam exemplares em casa, na escola, na rua e onde estiverem. Devem servir de modelo, ter bom comportamento e respeitar sempre o próximo, principalmente o professor na escola, pois depois dos pais, eles são responsáveis pela formação do cidadão do futuro, e só teremos um futuro promissor se nossa sociedade for formada por pessoas de bem”, lembra Simone.

Novo modelo Gestor

Concomitante à entrega das bicicletas, o Instituto está apresentando o novo modelo gestor do Programa Pioneiros Mirins, instituído pela Lei 2.466/2011, vinculando o Programa à Secretaria da Educação, onde os antigos núcleos deixaram de existir, e as crianças beneficiárias serão atendidas nas escolas, mantendo-os em atividades socioeducativas que desenvolvam o senso cognitivo e contribuam para o aprendizado do aluno-pioneiro.

“Mantendo nossas crianças, o maior tempo nas escolas, estaremos impedindo que eles sejam seduzidos pelos vilões destruidores das famílias, que são as drogas, a violência, a prostituição infantil e outros atrativos cujos resultados podem os levar ao fracasso”, enfatiza a presidente do Instituto, Simone Sandri.

O momento de maior alegria dos beneficiários e seus familiares se dá quando é anunciada a idade para desligamento do pioneiro mirim do Programa, que antes era com 14 anos, e, a partir de janeiro de 2012, passa a ser quando o adolescente completar a maior idade, ou seja, 18 anos.

O novo modelo gestor propõe acompanhar e apoiar o desenvolvimento da criança e do adolescente na escola, promover o protagonismo infanto-juvenil, qualificar os adolescentes para inserção no mercado de trabalho, promover o empreendedorismo e educação ambiental e melhorar o padrão de rendimento das famílias.

Pagamento da bolsa

Ao beneficiário é concedida uma bolsa-auxílio que, segundo a presidente, será efetuado o pagamento ainda neste mês, mas lembra que, esse valor, segundo ato normativo, só poderá ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios e materiais escolares. “Jamais esse dinheiro poderá ser utilizado para finalidade estranha pelo pai ou responsável, para, por exemplo, comprar bebidas alcoólicas, pois o que queremos são benefícios para nossas famílias e não podemos deixar que utilizem esse bem para praticar o mal”, ratificou Sandri.

Nesse primeiro dia, a ação teve a participação das autoridades locais e o acompanhamento da professora Sebastiana, diretora regional de ensino, representando o secretário da Educação, professor Danilo.

Amanhã, terça-feira, será a vez dos pioneiros mirins das cidades de Araguanã, Piraquê e Wanderlândia serem contemplados com 240, 120 e 360 bicicletas, respectivamente. (Ascom Pioneiros Mirins)