Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, participou da abertura oficial do XII Encontro dos Médicos Veterinários do Estado do Tocantins, na manhã de ontem sexta-feira, 23, no auditório do CREA/TO, em Palmas. O objetivo da reunião é contribuir para o aprimoramento profissional da categoria.

Na ocasião, o superintendente da SFA – Superintendência Federal da Agricultura, Jalbas Aires Manduca, chamou a atenção para a importância do sistema de inspeção animal que garante a qualidade dos produtos e a saúde humana. “O médico veterinário tem papel primordial neste processo de certificação dos alimentos”, destacou, pedindo a colaboração dos profissionais para alertar a população sobre o perigo do consumo de produtos não inspecionados.

“Nosso foco é buscar continuamente a saúde animal, a garantia da saúde humana e ambiental”, disse o presidente do CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins, Marcelo Inocente.

Para Geraldino Paz, a atuação da medicina veterinária é primordial para a preservação da saúde animal e consequentemente a saúde da população. “A Adapec conta hoje com 164 médicos veterinários e 474 fiscais agropecuários que colaboram e auxiliam nas ações de vigilância, fiscalização e controle de doenças”, pontuou.

O evento é uma realização do CRMV e teve início nesta quinta-feira, 22, com minicursos sobre: Manejo de Bovino e Pasto; Integração Lavoura-pecuária. Nesta sexta-feira, 23, está ocorrendo palestras sobre a Importância do Marketing na Medicina Veterinária; Cadeia Produtiva da Carne Bovina; Sistema de Defesa Agropecuário e Radiologia como Auxilio Diagnóstico na Clínica de Pequenos Animais. (Ascom Adapec)