Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O acordo firmado entre Secad – Secretaria Estadual da Administração do Estado e Sinpol - Sindicato dos Policiais Civis, ainda foi não foi cumprido por parte do governo. No último dia 20, durante reunião com entidades representativas da classe, e Sinpol, a Secad se comprometeu a publicar no Diário Oficial do Estado, até ontem terça-feira, 27, as progressões verticais, dos policiais civis tendo por base a lista de profissionais aptos que havia sido divulgada oficialmente no dia 22 de junho deste ano, o que não aconteceu.

A explicação da pasta foi a de que governador, Siqueira Campos, se encontra em Manaus nesta quarta-feira, 28, para participar da assinatura do Termo de Pactuação com os governadores do Norte do “Plano Brasil Sem Miséria, por isso a impossibilidade da assinatura do documento. Mas, a Secad se comprometeu a publicar as progressões até no máximo sexta-feira, 30.

A presidente do Sinpol, Nadir Nunes, espera que governo cumpra com sua parte, caso contrário, segundo ela, o sindicato irá retomar o indicativo de greve. “Nós acreditamos que o governo irá ser firme e cumprir com o acordo, se isso não acontecer teremos que reiniciar as mobilizações”, esclarece.

Reunião

Na reunião além da publicação das progressões verticais da categoria, foi ajuizado por parte do governo o pagamento da data base, referente ao ano de 2010, que concede reajuste de 4.68% previsto na Lei 1.850/2007 sob a tabela vigente a partir de 1º de julho de 2011. E que o pagamento tanto das progressões verticais quanto da data base será efetuado a partir de janeiro de 2012 e o retroativo divido em 24 meses.

O governo também se comprometeu em criar uma comissão, composta por membros das Secretarias de Planejamento, Segurança Pública, Fazenda, Administração, Justiça Direitos Humanos, Sinpol e das demais entidades representativas da classe, para analisar o Plano de Cargos Carreiras e Salários da Polícia Civil. (Ascom Sinpol)