Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Presidentes de sindicatos que representam as categorias de servidores públicos estaduais no Tocantins se reuniram na manhã desta quarta-feira, 28, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) para elaborar uma resposta ao Executivo estadual à proposta apresentada na última quinta-feira, 22, relacionada às progressões dos servidores que estão no final da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), à data base, bem como à intenção do governo de reduzir os índices das progressões horizontais e verticais dos servidores.

Um ofício elaborado na reunião foi assinado pelas lideranças sindicais e protocolado ao Secretario de Planejamento, Eduardo Siqueira Campos, da Administração, Lúcio Mascarenhas, e ao governador Siqueira Campos.

No documento, as entidades rejeitam a proposta do governo de só conceder as progressões aos servidores que chegaram ao final da tabela mediante a modificação da tabela financeira, a redução dos índices de progressões e a instituição das progressões alternadas. Para os sindicatos, dessa forma, o governo condiciona a progressão dos servidores que estão fora da tabela à uma revisão de Planos de Carreira e “consequentes perdas salariais injustificadas”.

“Assim, os sindicatos rechaçam veementemente qualquer tentativa de tirar direitos conquistados na base do diálogo e de estudos que comprovaram e comprovam que são perfeitamente aplicáveis”, ressaltam.

Ainda no ofício, as entidades destacam o compromisso feito pelo então candidato a governador Siqueira Campos no ano passado, quando este afirmava que “todas as conquistas dos servidores públicos, de todas as diversas categorias, serão mantidas, ampliadas ou aperfeiçoadas para o bem dos servidores e do Estado do Tocantins”.

Os sindicatos ainda se mostraram abertas a dialogar sobre as outras propostas, como as que envolvem os prazos para concessão dos direitos dos servidores, desde que o governo apresente uma nova sugestão, também com disponibilidade à negociação.

Assinam o ofício: Cleiton Lima Pinheiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO); Manoel Pereira Miranda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Ismael Sabino da Luz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Estado do Tocantins (Seet); Cícero Guimarães Neto, presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto); Léia Aires Cavalcante, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato); e Janice Painkow, presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed).

Audiência

Também na manhã desta quarta-feira, foi protocolado ofício solicitando audiência junto ao secretário de Planejamento, Eduardo Siqueira Campos, para tratar da data base. Na semana passada, documento semelhante foi protocolado junto à Secad. Desta forma, os sindicatos e associações pretendem direcionar o diálogo sobre a revisão geral anual das categorias de forma conjunta, por se tratar de um direito comum a todas as classes.

O ofício pedindo audiência com o secretário de Planejamento foi assinado pelas lideranças sindicais abaixo relacionadas:

Cleiton Lima Pinheiro - Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO)

José Ronaldo dos Santos - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifiscal)

Raimundo Sulino dos Santos - Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e seus Pensionistas do Estado do Tocantins (Asmir)

Manoel Pereira Miranda -Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras)

Nadir Nunes Dias - Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol)

José Roque Rodrigues Santiago - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet)

Ismael Sabino da Luz - Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Estado do Tocantins (Seet)

Cícero Guimarães Neto - Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto)

Léia Aires Cavalcante - Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato)

Janice Painkow - Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed)

Geovane Alves dos Santos - Associação de Cabos e Soldados (ACS)

Júnior Veras - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sinjor)

Deusiano Pereira Amorim - Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sidepol)

Antônio Corsini de Melo Neto - Associação Fraterna dos Oficiais de Polícia Militares e Bombeiros do Estado do Tocantins (AFOPMBTO)

Marconi Pereira de Sousa - Associação dos Sub-tenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado do Tocantins (Asspmeto)