Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador Siqueira Campos assinou na manhã desta quinta-feira, 29, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes e a Agência de Cooperação Internacional para o Japão no Brasil (JICA), termo de reciprocidade para a implantação do Corredor Ecológico do Jalapão.

Antes de assinar o documento o governador foi taxativo ao cobrar objetividade e racionalidade por parte dos parceiros, desde a elaboração e gestão do projeto, chamando a atenção para que não aconteçam falhas, evitando, por exemplo, o assoreamento do lado tocantinense do Rio Araguaia, ou ainda a construção de hidrelétricas sem o devido projeto de construção de eclusas nas respectivas UHE’s.

O termo, assinado no gabinete do governador, no Palácio Araguaia, cria o Comitê de Coordenação, formado pelos representantes das instituições signatárias, que será responsável por elaborar e acompanhar o ordenamento territorial do plano de ações para o desenvolvimento e viabilidade do Corredor do Jalapão. O período é de quatro anos para a implantação pelos governos federal e estadual e de dois anos para a cooperação técnica da Jica.

A área física do corredor compreende unidades de conservação (UC) federal e estadual, como Estação Ecológica, Área de Preservação Ambiental (APA), Reserva Legal (RL), Reserva do Patrimônio Particular Natural (RPPN), área quilombola e o Parque Estadual do Jalapão. O corredor fará a ligação entre si e as UCs, de modo a garantir a coexistência e sobrevivência do ser humano naquele espaço.

Decisão rápida

O governador Siqueira Campos deixou claro ao representante do Ministério do Meio Ambiente e presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, que o termo firmado precisa de decisão e atitude imediatas. “Da nossa parte voltamos ao governo para recolocar as coisas em ordem”, disse o governador, afirmando a seriedade do propósito do governo ao enaltecer o compromisso da Jica no projeto.

Ainda preocupado com o fator falta de gestão em determinados setores na área federal, o governador frisou que “nenhum programa de governo deve estar desvinculado da capacidade de garantir que a população possa produzir”. Com isso, Siqueira Campos reforçou que necessariamente as pessoas devem passar a ser vinculadas à qualificação profissional, se afastando de modo paulatino do caráter assistencialista.

O governador anunciou aos parceiros do Corredor Jalapão, na ocasião, o compromisso do seu governo em instalar tanques-rede em todas as regiões do Estado, em uma ação para tirar da faixa de zero a R$ 70,00 as 13.500 famílias que no estado têm este rendimento.

O gestor do Ministério do Meio Ambiente externou ao governador a preocupação da presidente Dilma Rousseff em priorizar sempre o diálogo e não realizar nada de forma impositiva. “Estamos empenhados, governador, em poder fazer melhor que a Europa”, garantiu Rômulo Fernandes, no sentido de reparar erros cometidos em relação ao trato da biodiversidade no continente europeu e em outras partes do mundo. (Secom)