Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A direção do Siop – Sistema Integrado de Operações, composta pela diretora, delegada Milena Coelho Joege Albuquerque e o sub-diretor, tenente coronel Luiz Gonzaga Torres de Albuquerque, iniciou nesta segunda-feira, dia 3, uma série de palestras nas escolas municipais de Palmas-TO, para conscientização da classe estudantil sobre o crime de trote.

Segundo a delegada Milena, “os índices de trotes recebidos pelo telefone 190 aumentam no período letivo, e 15% destes são efetuados por crianças. Em razão disto, resolvemos conscientizar essas crianças, com o objetivo de diminuir esses índices”, disse a diretora do Siop.

A primeira palestra aconteceu a partir das 14h, na Escola Municipal Tom Jobim, localizada no plano diretor Sul de Palmas. Os alunos participantes foram das primeiras séries do ensino fundamental com até 11 anos de idade. Segundo levantamento do Siop, só nesses três primeiros dias de outubro foram recebidas 211 ligações de trotes.

Durante a palestra a delegada Milena procurou conscientizar os alunos das conseqüências causadas pelo trote. Disse que enquanto a viatura atende a uma chamada falsa deixa de atender a um cidadão que realmente está precisando. A delegada alertou ainda que o trote é monitorado e que o responsável ao ser localizado será punido. Os alunos ficaram bem atentos às explicações da delegada e fizeram várias perguntas relacionadas a trotes e também aos diversos crimes como, os efetuados por motoristas embriagados, condutores que não prestam socorro às vítimas de acidentes, furtos em residências e crimes ambientais.

Após a palestra, a equipe de militares que acompanhou a delegada fez apresentação de um vídeo sobre o atendimento realizado pelo Siop com auxílio de GPS. No final, a delegada perguntou à turma se podia contar com sua colaboração e todos responderam que sim.

Ainda segundo o coordenador do Siop, tenente Rezende, além dos trotes, as ligações feitas para o 190 para pedir informações é outro tipo de chamada que tem tirado o foco do Siop, que é atender as ocorrências. Segundo ele, só nos três primeiros dias deste mês foram recebidas 801 chamadas para diversos tipos de informações. (Ascom PM)