Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Você já deve ter ouvido falar em alguém que passou mal por intoxicação alimentar ou mesmo ter visto o fechamento de estabelecimentos comerciais em virtude do não cumprimento de normas no manuseio dos alimentos, após fiscalização da Vigilância Sanitária. Para prevenir situações como estas por meio da disseminação de informações sobre segurança alimentar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, em parceria com instituições do Sistema S (Senac, Sebrae, Sesc e Sesi), realiza a Semana do Alimento Seguro,queacontece entre04 e 07 de outubro,em Palmas, como ação do Programa Alimentos Seguros (PAS). A proposta é levar informação diretamente para o consumidor, no próprio ambiente de consumo, como restaurantes e supermercados, realizando mobilizações para distribuição de cartilhas, guias e sorteio de brindes, além de palestras gratuitas.

A palestra de apresentação do PAS abre o evento no dia 04, no auditório do Senac, às 16:30h, e em seguida, serão abordadas ações do programa voltadas para o consumidor. Para encerrar a programação de palestras, às 18:30h, será abordado o tema Alimentação Segura, pelo Dr. Eneo Alves, biomédico, microbiologista, mestre e PhD em Controle Higiênico e Sanitário de Alimentos, além de consultor do PAS. As ações de interação com o consumidor acontecem no Extra Supermercado (dia 05 - de 08 às 20h), no restaurante do Sesc (dia 06, de 10 às 16h) e na praça de alimentação do Capim Dourado Shopping (dia 07 - de 10 às 22h).

O programa

No mercado desde 1998, Programa Alimentos Seguros (PAS) atinge toda a cadeia dos alimentos, desde o campo até o consumo final.É mantido por uma parceria que reúne instituições tais como Senai, Senac, Sebrae, Sesc e Sesi. Seu objetivo é disseminar e apoiar a implantação de boas práticas e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) nas empresas do ramo de alimentos e de alimentação de todo o País.

A Semana do Alimento Seguro é uma ação da vertente PAS Consumidor, que como o nome sugere, tem como público alvo os consumidores. O objetivo do PAS Consumidor é sensibilizar a população sobre questões relacionadas à segurança de alimentos orientando sobre a escolha, transporte, armazenamento, preparo e ingestão de alimentos livres de contaminação.

Programação

04/10/2011 – Palestras - Auditório do SENAC (201 Norte, AANO 20, conj. 3, lotes 3 e 4, ao lado da OAB) - 16h30min às 20h;

16:30 - Tema: O Programa Alimentos Seguros

Palestrante: Gina Marini – especialista do Departamento Nacional do SESI responsável pelo PAS

16:45 - Tema: A ação do PAS Consumidor

Palestrante: Gabrielle Robbs – consultora nacional do PAS

18:30 - Tema: Alimentação Segura

Palestrante: Eneo Alves, biomédico, microbiologista, mestre e PhD em Controle Higiênico e Sanitário de Alimentos, além de consultor do PAS

05/10/2011 – Interação com consumidores no Extra Supermercado (Quadra 402 sul, Avenida NS 2, S/N) - 08 às 20h

06/10/2011 – Interação com consumidores Restaurante do SESC (Centro de Atividades SESC - Quadra 502 Norte, Av. LO 16, Lote 21/26) - 10 às 16h;

07/10/2011 – Interação com consumidores na Praça de Alimentação do Capim Dourado Shopping (107 Norte, NS 05 com Avenida Juscelino Kubitschek) - 10h às 22h. (Assessoria de Imprensa Fieto)