Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Mais de 21 mil toneladas de pequi, distribuídas em 150 caminhões, foram vendidas no município de Nova Rosalândia, nos meses de agosto e setembro deste ano. Os Estados de Goiás, Maranhão, Ceará e o Distrito Federal são os maiores compradores. O comprador de Crato-CE, Raimundo Ribeiro Sales, que comercializa o produto há 30 anos, disse que “esse ano, o pequi melhorou a qualidade e as vendas têm superado todas as expectativas”.

Para o Prefeito da cidade, Enoque Portílio Cardoso, o Pequi é motivo de orgulho para o município, porque Nova Rosalândia é considerada a “Capital Tocantinense do Pequi” pela lei estadual nº 2.350, de 11 de maio de 2010.

Dia do Pequi

O Dia do Pequi, instituído pela lei municipal nº 275, de 16 de novembro de 2009, é comemorado no 4º sábado do mês de setembro de cada ano. A data consta no Calendário Oficial do Município.

Em 2011 a III Festa do Pequi aconteceu no último dia 26 de setembro. A Prefeitura Municipal realizou grande festa no Galpão Multiuso com a presença de autoridades municipais, religiosas, Polícia Militar e cidadãos rosalandenses.

A programação foi recheada de atrações como a apresentação dos alunos do curso de violão oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); apresentação de paródia com o tema Pequi, pelas crianças do Centro de Ensino Municipal de Educação Infantil Sossego da Mamãe (CIMEI); concurso de poesias e desenhos; premiação; apresentações de palhaço, humorista e das Bandas Brilhando com Jesus (Igreja Evangélica Assembléia de Deus), Gabriel Camargo e Adriano e TriShow, bem como a apresentação de artistas da terra interpretando canções nacionais e internacionais.

Alunos do 1º ao 9º ano, dos ensinos fundamental e médio, das escolas municipais e estadual foram envolvidos nas comemorações como forma de conscientizar as futuras gerações para a preservação da fruta.