Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Faltando um ano para as eleições de 2012, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) prossegue com o recadastramento biométrico nos municípios de Gurupi, Paraíso do Tocantins, Alvorada e Pedro Afonso.

Para o ano que vem a previsão do Tribunal é recadastrar 132 mil eleitores, o que representa 14% do eleitorado tocantinense, sendo que a meta do TSE é recadastrar 20% do eleitorado para 2014; 40% para 2016, perfazendo os 100% em 2018.

O recadastramento é feito a partir da atualização dos dados eleitorais do eleitor, coleta de fotografia, impressões e assinatura digitais. O comparecimento à revisão é obrigatório sob pena de cancelamento da inscrição daqueles que não se apresentarem.

Documentos Necessários

Os eleitores devem comparecer ao Cartório Eleitoral munidos de documento de identidade, comprovante de domicílio eleitoral e Título de Eleitor. Em caso de perda do Título, deverá ser apresentado documento comprobatório da condição de eleitor ou requerimento de inscrição ou transferência de município. Não serão aceitos como documentos de identificação; passaporte ou carteira de habilitação.

Como comprovantes de domicílio podem ser apresentadas contas de luz, água ou telefone, envelopes de correspondência ou contracheque expedidos entre outubro de 2010 e julho de 2011.

Cronograma

Não é necessário que os eleitores das cidades onde a Justiça Eleitoral não possui cartórios se desloquem até outra cidade. Equipes serão enviadas a todas as localidades no período de recadastramento. Nesses locais haverá ampla divulgação e será montado um posto de recadastramento. (Ascom TRE/TO)