Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As potencialidades agropecuárias da região Noroeste do Tocantins serão destacadas na XXII ExpoColméia – Exposição Agropecuária de Colméia. O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, acompanhado dos pecuaristas, expositores e autoridades da região, fará a abertura oficial nesta quinta-feira, 13, às 21h, no Parque de Exposição Agropecuária da cidade. O evento se encerra no domingo, dia 16.

A região de Colméia, que abrange os municípios de Goianorte, Pequizeiro, Itaporã, Dois Irmãos, Couto Magalhães, Juarina, Bernardo Sayão e Guaraí, é considerada uma das mais produtivas do Estado na criação de bovinos, principalmente para produção de leite.

Segundo a diretoria do Sindicato Rural de Colméia, a região concentra um rebanho de 90 mil cabeças de gado. “Colméia e municípios vizinhos coletam atualmente 160 mil litros de leite por dia”, enfatizou o organizador da ExpoColméia, Pedro Clésio Ribeiro, acrescentando que atualmente o Sindicato Rural tem 118 produtores cadastrados.

O município de Colméia possui 653 propriedades de agricultores familiares e vários deles são beneficiados pelo Programa Balde Cheio, reforçando o título de grande produtora de leite. Aliado a isso, a economia da região de Colméia tem se fortalecido com o setor industrial, que começa a despontar com 11 laticínios instalados. Alguns deles já produzem queijo muçarela, requeijão, entre outros derivados do leite.

Programação

Na ExpoColméia, os produtores podem participar de diversas atividades voltadas ao aumento da produção e aproveitamento do leite. Entre as atividades podemos destacar: cursos de industrialização do leite, embutidos e defumados, ordenha do leite, torneio leiteiro, entre outras. (Secom)