Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, realizará no período de 17 a 21 de outubro uma campanha de mobilização, prevenção, diagnóstico e combate a Hanseníase. O caminhão do Mohran ficará estacionado na Rua Melcíades José de Siqueira, nº 165, Centro, entre os Correios e o Banco do Brasil, fazendo atendimentos para a população.

O objetivo da campanha é de orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença, intensificar as ações de combate através de busca ativa, avaliar e diagnosticar os casos da Hanseníase na cidade. No local onde estará o caminhão do Morhan além dos atendimentos, também será feito uma triagem com aferição de pressão arterial e peso, além de distribuição de folders para as pessoas.

A Hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae). A doença afeta a pele e nervos e pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e tratamento imediato. No Brasil, a doença é um problema de saúde pública, sendo que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são consideradas hiperendêmicas.

Por estar em uma das regiões consideradas hiperendêmicas, Colinas do Tocantins é um município de alta prevalência, exigindo um plano de intensificação das ações de prevenção, combate e acompanhamento desta doença. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2001, o número de casos registrados de Hanseníase na cidade foi de 78. Em 2008, os casos chegaram a 110 na cidade. Neste ano, foram registrados apenas 38 casos. Apesar de o número ter caído consideravelmente, é preciso que a população saiba o que é a doença, como se transmite e o seu tratamento. Por isso, a Prefeitura de Colinas do Tocantins, juntamente com o Mohran, realiza esta campanha na cidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também estará no local orientando sobre os direitos dos cidadãos e fazendo um trabalho de conscientização sobre o combate a violência e exploração sexual infantil. (Ascom Prefeitura de Colinas)