Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), está presente no I Congresso de Apicultura e Meliponicultura da Amazônia, sendo o responsável pela coordenação da Feira do Apicultor, que acontece de 18 a 22 de outubro, no Espaço Cultural.

Segundo a coordenadora de capacitação do Ruraltins, Iranilde Gonçalves, dez caravanas foram organizadas pelo órgão para transportar cerca de 450 agricultores e técnicos de várias regiões do Estado. “No congresso estamos capacitando 45 técnicos que atuarão junto aos produtores rurais, como multiplicadores da atividade”, disse a coordenadora.

O produtor Jailon Barros Neves, da Associação de Apicultores de Guarai, é um dos expositores da Feira, ele trouxe 50 quilos de mel para serem comercializados durante os 4 dias do evento. “Aqui no congresso, além de divulgar o produto, espero buscar novos consumidores, trocar experiências com apicultores de outros estados e adquirir conhecimento por meio das clinicas tecnológicas para atender outros mercados”, afirma.

O I Congresso de Apicultura e Meliponicultura da Amazônia vai reunir representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Amazonas, Amapá, Acre e Rondônia. A expectativa é que aproximadamente 700 pessoas participem das clínicas tecnológicas, oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e da feira de produtos a base de mel. Já os visitantes a expectativa é que esteja em torno de 3 mil pessoas e 50 expositores.

O objetivo geral do congresso é fortalecer a apicultura e a meliponicultura nacional e regional, através da divulgação de informações, do intercâmbio de conhecimentos e tecnologias e da promoção de negócios.

Produção

De acordo com o Presidente Federação Tocantinense de Apicultores (Fetoapi) Antonildo Alexandre de Medeiros, o Tocantins possui hoje 52 associações e duas cooperativas envolvendo cerca de 1,3 mil apicultores. A expectativa para este ano é produzir 300 toneladas de mel. A meta é chegar a mil toneladas até 2014. (Ascom Ruraltins)