Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Seagro

Foto: Divulgação Seagro

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e demais instituições, promove nesta sexta-feira, 17, o Workshop HortifruTO, com o objetivo de fortalecer a produção de hortaliças e frutas. 

O Workshop será realizado a partir das 7h30, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. O evento, direcionado a pequenos produtores e contará com a presença do governador Laurez Moreira e com uma programação voltada para tecnologias de produção. 

Nesta 1ª edição do HortifruTO, participam aproximadamente 300 pequenos produtores da região, além de associações e comunidades rurais, técnicos, acadêmicos e pesquisadores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros parceiros.

A subsecretária da Seagro, Lilian Martins, explica que o evento é uma ação do Governo do Tocantins voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao estímulo à produção de alimentos próximos à Capital. “A intenção é fortalecer, ainda mais, a produção de hortaliças e frutas no entorno de Palmas, apresentando tecnologias e boas práticas que ampliem a produtividade e a renda das famílias rurais”, destacou.

Programação

A programação inclui palestras, oficinas e atividades de campo divididas em dois circuitos temáticos, com temas como biomassa de lodo de esgoto, compostagem, agricultura sintrópica, controle alternativo de pragas e aquaponia. Além das demonstrações de unidades produtivas de melancia, milho, feijão, arroz e manejo da cultura do maracujá.

As oficinas, realizadas no Centro de Pesquisa Acadêmico do curso de Agronomia da Unitins, incluem atividades práticas sobre: produção de doces, geleias e compotas; transformação de resíduos em subprodutos; interpretação de análise de solo e recomendação de calagem e adubação para hortifruti; boas práticas no cultivo de hortaliças; manejo de pragas e construção de enxada química; produção de substratos e tipos de enxertia em frutíferas.

O evento também abordará estratégias de comercialização e acesso a mercados, com palestras sobre compras institucionais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e formas de transformar a produção tradicional em negócio lucrativo.