Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado


O Governo do Tocantins estará presente na edição 2011 da Feira Internacional da Amazônia (FIAN), que acontece entre os próximos dias 26 e 29 em Manaus (AM). A confirmação da participação do Estado no evento foi feita pelo secretário da Indústria e Comércio, Ernani Soares Siqueira, durante entrevista coletiva na tarde dessa segunda-feira, 17.

De acordo com o secretário, a FIAN será uma oportunidade de mostrar aos investidores de todo o País, e também do exterior, as potencialidades do mercado tocantinense. “Poderemos mostrar aos investidores as nossas riquezas, potencialidades e a confiabilidade do nosso Estado, porque aqui as coisas acontecem. É uma oportunidade de consolidarmos diversos investimentos no Tocantins, que hoje se destaca por sua logística e posição estratégica”, enfatizou Ernani Siqueira.

Durante a FIAN, que será uma oportunidade de integração para os nove estados que integram a Amazônia Legal, serão realizados diversos seminários com temas estratégicos para a região amazônica. Rodadas de negócios e de turismo também estão na pauta do evento, que deve reunir não apenas investidores do Brasil, mas também de outros países. No total a feira terá 140 estandes e 400 expositores. A expectativa é que aproximadamente 100 mil pessoas visitem a Feira nos três dias de evento.

No stand do Tocantins, que terá um espaço de 71 m², os visitantes poderão conhecer um pouco da cultura e da gastronomia tocantinense. Segundo o secretário, entre os produtos da culinária tocantinense que serão disponibilizados aos visitantes estão a tradicional paçoca e o biscoito amor perfeito. Os visitantes também poderão conhecer o artesanato do Tocantins, com os bonecos de jatobá, as cerâmicas de Lajeado e os produtos em capim dourado e palha de babaçu.

Diversas autoridades do Estado, entre secretários e empresários, devem participar da FIAN. “É um evento em que poderemos mostrar o que o Tocantins tem de melhor, não apenas na área da indústria e comércio, mas também na cultura, no turismo e em diversas outras áreas. Por isso diversos secretários de Estado estarão participando e todos com o mesmo objetivo, que é trazer mais desenvolvimento de forma sustentável para o Tocantins”, finalizou o secretário.(Secom)