Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Na manhã desta sexta-feira, 21 de outubro, técnicos do Governo lançaram o Cadastro Único de Aquicultura no Tocantins. O evento de lançamento aconteceu na sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, como parte da programação do 7º Amazontech. Através do Cadastro, haverá uma unificação das informações relacionadas à aquicultura do Tocantins, que será utilizada pelos diversos órgãos do Governo Estadual e Federal e de outras instituições que atuam no Estado.

O lançamento do Cadastro de Aquicultura no Tocantins aconteceu durante a palestra “Unificação das Informações Aquícolas”, ministrada pelo responsável técnico do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos da Adapec, Jefferson Pessoa. “Já tivemos essa experiência do cadastro unificado na pecuária e foi eficaz, porque maximizou as ações do Governo e diminuiu os gastos, além de possibilitar maior agilidade na atualização das informações”, avaliou pessoa.

Presente no evento, o diretor de Aquicultura da Subsecretaria da Pesca e Aquicultura, da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Alexandre Godinho da Cruz, assegurou que toda cadeia de produção de peixe no Tocantins será beneficiada com esta ação. “Até agora, o investidor chegava no Estado e encontrava informações desencontradas com relação a aquicultura e agora haverá um norte de informação”, afirmou o diretor.

O cadastro único da aquicultura será compartilhado pela Seagro, Adapec, Ruraltins, Embrapa Pesca e Aquicultura, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura e Sebrae. Tendo em vista, que a aquicultura é considerada uma atividade de desenvolvimento sustentável, o lançamento do Cadastro Único da Aquicultura aconteceu durante o Amazontech, que acontece até o sábado, 22 de outubro. (Ascom Seagro)