Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria Estadual da Administração (Secad) informa na tarde desta terça-feira, 25, que transferiu para o dia 1º de novembro próximo, a reunião que aconteceria nesta terça-feira, 25 de outubro com os representantes dos sindicatos ligados aos servidores públicos.

Segundo a Secad, o Governo do Estado vem construindo um orçamento de forma responsável sob a égide da responsabilidade fiscal que contemple o equilíbrio quanto as finanças do Estado, comportamento da sua receita e o compromisso de atender todas as conquistas dos servidores públicos.

Ainda segundo a Secretaria, a mudança de data se dá pela necessidade de confirmar os impactos de uma contraproposta àquela apresentada pelos sindicatos com referência à reposição salarial junto ao orçamento 2012.

Data base

Os sindicatos apresentaram ao governo, no dia 12 de outubro, um ofício propondo que a data base seja concedida com índice de 9,29%, levando em consideração o percentual de 7,29% do INPC acumulado nos últimos 12 meses, e 2% de ganho real.

As entidades aceitam que o pagamento do reajuste tenha início na folha de janeiro de 2012. Quanto ao retroativo (referente aos meses de outubro, novembro, dezembro e 13º de 2011), pedem que seja dividido em apenas quatro meses, e não em 24, como propôs o executivo anteriormente.

Progressões

Quanto às progressões, os sindicatos e associações pedem que este tema seja debatido individualmente entre Secad e entidades, em função das especificidades de cada categoria.