Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Os candidatos à presidência do Diretório Municipal do PT de Palmas e os representantes das chapas que disputam o Processo de Eleição Direta Extraordinária – PEDEX apresentaram e defenderam suas propostas e ideias de gestão. O debate aconteceu na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 26, e foi mediado pelo arquiteto Eduardo Manzano.

A ordem foi definida por sorteio, começando pelos candidatos à presidência, Maria Vanir Ilidio, Divino Mariosan e Ivory de Lira, que falaram de suas trajetórias políticas e apresentaram sua plataforma de gestão. Após a apresentação, os candidatos fizeram perguntas entre si.

Em seguida, foi a vez dos representantes das chapas Milne Freitas, (Partido de Base e de Lutas), José Cardoso, (Construindo uma Nova Palmas), vereador Bismarque do Movimento, (Democracia Socialista), Rilton Faria, (Democracia e Liberdade), Iranilto Sales, (Reconstruindo um Partido Para Todos e Todas), Adilson Andrade, (Militância Socialista), que defenderam as propostas para o cargo disputado e também fizeram perguntas entre as chapas.

Para o candidato Divino Mariosan, e atual presidente da Comissão Provisória de Palmas, no PT o debate é algo orgânico e deixa o partido ainda mais fortalecido. “Mesmo com as divergências, a militância se fortalece com o debate, pois é uma prática do partido a realização de eventos nos quais a militância participe da discussão. Saímos prontos e ainda mais fortalecidos para o enfrentamento”.

“Vejo que o PT tem três candidatos com condição de fazer o fortalecimento do Partido e acredito que o debate é válido, pois permite que os candidatos se apresentem e que filiados participem da organização, além de ser um momento para reafirmarmos o nosso compromisso com a gestão”, destacou a candidata Maria Vanir.

Para o vereador Ivory de Lira, o PT sai do debate oxigenado para o Pedex 2011. “O debate foi excelente, porque movimentou a base do partido e contou com uma grande presença dos filiados, das bases e dos movimentos sociais. E isso vem oxigenar o Partido para o Pedex, que contará com uma participação boa dos filiados”.

O mediador do debate, Eduardo Manzano destacou a importância do debate para o diálogo entre as tendências. “O debate foi muito bem organizado pela Comissão Eleitoral do Pedex 2011, e um momento muito produtivo e importante para que as correntes internas do PT se expressassem e apresentassem suas propostas e projetos para o PT”.

O debate contou com a presença dos deputados estaduais do PT, Amália Santana e José Roberto Forzani, do vice-presidente estadual do PT, Herlan Torres, e diversas lideranças.

A eleição acontece no próximo domingo, dia 30, das 8 às 17 horas, na Câmara Municipal. (Ascom PT)