Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

 Francisco Henrique Silvino - presidente da Antab e da Etnic Hair Beauty

Francisco Henrique Silvino - presidente da Antab e da Etnic Hair Beauty Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Francisco Henrique Silvino - presidente da Antab e da Etnic Hair Beauty Francisco Henrique Silvino - presidente da Antab e da Etnic Hair Beauty

O Dia da Consciência Negra no próximo dia 18 de novembro em Palmas, capital tocantinense, terá uma ampla programação. Esta sendo tratada a organização de uma série de eventos com o objetivo de se discutir o Programa de Desenvolvimento do Turismo Étnico Afrobrasileiro no Estado; a elaboração de um trabalho em parceria com o Governo do Estado, oSebrae e o Senac para apoio técnico na elaboração de roteiros turísticos tendo a cultura negra como atrativo; qualificação e capacitação para cabeleireiros e artesãs capilares (quilombolas) no segmento de beleza e estética afro através da realização de congressos, cursos e workshops especializados.

Também será tratada a criação da plataforma política Afrobrasileira visando definir os parâmetros que a comunidade negra poderá pleitear junto aos candidatos a prefeitos nas eleições de 2012.

A inclusão do município de Palmas no Circuito Internacional do Afronegócio, foi muito bem recebida em vários países do Lingua Portuguesa do Continente Africano. A noticia que foi divulgada em veículos de comunicação em Angola, serviu para estimular ainda a mais a vinda de angolanos para Tocantins em busca de oportunidades educacionais etécnicas em 2012.

No que ser refere às eleições de 2012 a Associação Nacional do Turismo Afrobrasileiro - ANTAB que está à frente dos trabalhos em Palmas, esta buscando apoios das lideranças comunitárias e de representantes de outros estados para desenvolver ações de mobilização buscando-se a maior integração e participaçãoda população negra sobre a discussão das eleições em 2012. "Precisamos estar prontos para iniciarmos este debate, somos a maioria em todo o País e o voto do povo negro é muito valioso. Temos nossas demandas e precisamos estar organizados para mostrar força na hora do diálogo com os candidatos a prefeito e vereadores", diz Francisco Henrique Silvino - presidente da Antab e da empresa Etnic Hair Beauty.

Como parte da programação do Dia da Consciência Negra em Palmas será feita a oficialização do município e do Estado como os primeiros entes no País a receberem o cadastramento dos profissionais de beleza, após a inclusão da categoria de Cabeleireiros Afros na classificação brasileira de ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego.

A partir de 2012 Palmas terá dois cursos especializados para o segmento de cabelos afros em que os profissionais (cabeleireiros) que concluírem o curso farão parte do Programa Beleza Étnica Brasil 2014 obtendo oportunidades para prestarem serviços para turistas dentro da rede hoteleira e sendo as referências para empresas de cosmetologia interessadas em técnicos especialistas em produtos para cabelo e pele negra. (Assessoria de Imprensa Antab)