Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Nesta segunda-feira, 07, começa a aplicação da Prova Brasil em 126 municípios do Tocantins. Participam alunos do quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. As provas, com cerca de 20 testes, serão de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas. No total, 53.599 estudantes, de 714 escolas, farão a prova até o dia 18 de novembro, quando encerra a aplicação do exame.

Desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em abril de 2007, a Prova Brasil faz parte das avaliações que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escolas, redes de ensino, estados e nível nacional. Assim, a avaliação passa a ser a primeira ação concreta para se aderir às metas do Compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC.

Para participar, a escola deve ter, pelo menos, 20 alunos matriculados na série a ser avaliada. A prova é aplicada nos anos ímpares e o resultado divulgado nos anos pares, com escala de zero a dez pontos. A avaliação de 21 cadernos de prova diferentes, cada um deles com quatro blocos, dois de cada área. Alunos do 5º ano respondem a 44 itens, alunos do 9° ano e da 3ª série do Ensino Médio respondem a 52 itens. O exame tem duração de 3 horas.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Nas últimas três aplicações, o Tocantins avançou no Ideb, sendo que na avaliação do 5º ano superou a média nacional.(Ascom/Seduc)