Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Melhorar as condições de saúde, impedindo acidentes nos ambientes de trabalho é o principal objetivo da Oficina de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que acontece de 21 a 23 de novembro, no auditório do Hotel Turim, a partir das 8 horas, em Palmas.

Promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Palmas, (Cerest-Palmas), a oficina vai capacitar 33 fiscais da Vigilância Sanitária de 17 municípios que compõem a regional.

“Além de fiscalizar a sanidade dos alimentos, os fiscais vão também identificar riscos que possam gerar acidentes ou doenças aos trabalhadores, no processo de produção”, explica Jaciela Margarida Leopoldino, gerente do Cerest-Palmas.

Melhor para todos

Segundo Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, os fiscais vão ainda desenvolver ações de intervenção em ambientes e processos de trabalho insalubres, a exemplo do que já acontece em Palmas. “A preservação da saúde do trabalhador é importante tanto para o patrão como para o empregado e também para o SUS. É necessário evitar acidentes e que o local de trabalho se converta em ambiente de transmissão de doenças”, assegura o secretário.

Números em Palmas

Acidentes

2010

2011

Números de acidentes de trabalho grave e faltal

153

97

Números de acidentes de trabalho com exposição à material biológico

101

91

Doenças

2010

2011

LER DORT

33

08

PNEUMUCONIOSE

01

01

TRANSTORNO MENTAL

07

06

PAIR

00

09

DERMATOSE OCUPACIONAL

00

03

Municípios participantes

Porto Nacional; Formoso do Araguaia; Silvanópolis; Talismã; Capada de Natividade; Ipueiras; Cariri do TO; Brejinho de Nazaré; Mateiros; Ponte Alta do Tocantins; Crixás do Tocantins; Sandolândia; Santa Rita; Monte do Carmo; Natividade; Dueré; Santa Rosa