O CTG - Comitê Técnico Gestor do Pisa - Projeto de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários realiza nesta semana, de 21 a 23, um curso introdutório de capacitação dos multiplicadores do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono. O ABC em 2012 substituirá o Pisa. O curso será realizado no IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, em Palmas. Nesta segunda-feira, 21, a programação começa com abertura, às 8h, e contará com representantes das instituições membros do comitê.
A coordenação do projeto é de responsabilidade da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, representada pela Diretoria de Desenvolvimento Agropecuário, através do Engenheiro Agrônomo, Fernando Fernandes Garcia. Segundo ele, o curso irá abordar temas tecnológicos como o SPD - Sistema de Plantio Direto, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta, recuperação de pastagens e ainda sobre as linhas de créditos especiais para os produtores que aderirem ao Plano.
“O objetivo é apresentar o programa ABC a profissionais atuantes no setor agropecuário, bem como os conceitos e fundamentos de tecnologias conservacionistas, que propiciam a redução da emissão de gases de efeito estufa pela agropecuária, visando a formação de multiplicadores desse conhecimento junto ao setor produtivo”, explica Garcia, completando que o ABC está entre as atividades prioritárias do Governo do Estado, inclusive já incluso no PPA – Plano Plurianual de 2012 e a Seagro contribuirá efetivamente na coordenação do projeto.
O curso será limitado para 50 pessoas, sendo o público alvo os engenheiros agrônomos e florestais, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos e profissionais indicados pelas instituições que compõem o Comitê Gestor.
Comitê
Participam do Comitê Gestor além da Seagro, o Ministério da Agricultura, o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, IFTO, Ruraltins, OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins Agro, Facto – Faculdade Católica do Tocantins, Embrapa, Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sebrae, Superintendência Federal da Agricultura.
Plano ABC
A meta do plano é minimizar os gases de efeito estufa no campo, nos próximos 10 anos. O programa prevê aplicação de R$ 2 bilhões em técnicas que garantem eficiência no campo. Estão garantidos recursos a agricultores e cooperativas, com limite de financiamento de R$ 1 milhão por beneficiário. O crédito será financiado com taxa de juros de 5,5% ao ano e prazo de reembolso de 12 anos. (Ascom Seagro)
Programação
21 de novembro (segunda-feira)
8h00 - 8h30: Recepção e abertura
8h30 - 9h30: Palestra – “Conceitos sobre Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Compromissos do Brasil na COP-15 e Política Nacional de Mudanças do Clima (PNMC)" – Renato Aragão Ribeiro Rodrigues (Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop-MT)
9h30 - 10h00: Perguntas e debate
10h30 - 11h30: Palestra "Plano ABC - Agricultura de Baixa Emissão de Carbono" – Elvison Ramos (MAPA)
11h30 - 12h00: Perguntas e debate
13h30 - 15h00: Palestra "Conceitos de Degradação de Pastagens e de Recuperação de Pastagens Degradadas" – Lourival Vilela (Embrapa Cerrados, Planaltina-DF)
15h30 - 16h30: Palestra sobre "Estratégias para Recuperação de Pastagens Degradadas" aspectos técnicos e econômicos. – Lourival Vilela (Embrapa Cerrados, Planaltina-DF)
16h30 - 17h00: Perguntas e debate.
22 de novembro (terça-feira)
8h30 - 10h00: Palestra "Conceitos de Sistema Plantio Direto (SPD)" – Tarcísio Cobucci (Embrapa Arroz e Feijão, Goiânia-GO)
10h30 - 11h30: Palestra "Estratégias para Implantação de Sistema Plantio Direto (SPD)" – Tarcísio Cobucci (Embrapa Arroz e Feijão, Goiânia-GO)
11h30 - 12h00: Perguntas e debate
13h30 - 15h00: Palestra "Conceitos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)" – Emerson Borghi (Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas-TO)
15h30 - 16h30: Palestra "Estratégias para Implantação de Sistemas de iLPF" – Emerson Borghi (Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas-TO)
16h30 - 17h00: Perguntas e debate.
23 de novembro (quarta-feira)
8h30 - 10h00: Exercício prático individual ou em grupo de construção de modelos regionais de Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto (SPD) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) – Coordenação / Embrapa.
10h30 - 12h00: Continuação do exercício e perguntas – Coordenação MAPA/Embrapa.
13h30 - 15h00: Apresentação individual ou em grupo dos resultados do exercício de construção dos modelos regionais – Coordenação MAPA e participantes.
15h30 - 17h00: Debate Final, Sugestões, Agenda de trabalho para o exercício de 2012 e Encaminhamentos – Coordenação MAPA.
17h30 – Encerramento.