Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A segurança no trânsito e as ações do governo quanto à cobrança de taxas e multas de condutores de veículos automotores foram debatidos na sessão matutina desta quarta-feira, dia 23 na Assembleia Legislativa do Tocantins.

O assunto foi abordado após o deputado Vilmar do Detran (PMDB) apresentar dois projetos de lei sobre o tema. No primeiro, ele solicita a inserção de mensagens educativas para alertar sobre os perigos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. Em outra matéria, o parlamentar pede a isenção, por parte do Governo, de taxa de 2ª via de documentos roubados.

Vilmar aponta dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) que informam que o uso de álcool pelos motoristas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. Ainda de acordo com o deputado, pelo menos 35 mil pessoas morrem em decorrência dessa situação. Em seu outro projeto, o deputado alega que a cobrança de taxas de 2ª via traz transtornos para o motorista tendo em vista que, em muitos casos, a perda por roubo.

Em seguida, os deputados Stalin Bucar (PR) e Eli Borges (PMDB) criticaram o sistema de fiscalização de trânsito. Stalin alertou sobre a cobrança excessiva de taxas e a ação dos guinchos. “Percebemos que há uma ganância do governo que prioriza apenas a arrecadação, e sacrifica o contribuinte. Sabemos que há um esquema no trabalho dos guinchos. Portanto, é necessária a união de todos os deputados para questionar essa legislação”, disse.

Já o deputado Eli Borges defendeu uma ampla mobilização baseada em ações educativas no trânsito. Para ele, “o importante é a segurança e não a arrecadação. Precisamos de mais blitzes educativas que tem efeito duradouro”, frisou.

Mas o deputado José Bonifácio (PR) disse que muitos dos problemas atuais foram herdados de governos anteriores. Ele citou supostas irregularidades montadas durante a gestão passada quanto ao uso dos pátios do Detran. (Dicom/AL)