Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 25, o governador Siqueira Campos e comitiva visitam a cidade de Kessen-Numa, na região atingida pelo tsunami, que fica 1.600 km ao norte da cidade Shimono-Seki. Esta última dista 1.000 km de Tóquio, a capital japonesa. Siqueira Campos almoçou com membros do comitê de reconstrução das áreas atingidas pelo tsunami, entre eles o vice-prefeito da cidade de Kessen-Numa.

O Governador colocou à disposição do comitê espaços de terra para as famílias interessadas em trabalhar no Tocantins, inclusive nos projetos de agricultura irrigada Manoel Alves e Sampaio. Siqueira pretende também construir na capital, Palmas, um jardim hei-sei. Inclusive já está acertado com uma grande empresa japonesa o financiamento para a construção de casas neste jardim, beneficiando também o povo tocantinense.

Foi em Shimono-Seki que o Governador e comitiva visitaram a maior empresa japonesa de derivados de peixe, entre elas a salsicha de peixe, a Hayashi-Kane Corporation. Fundada em 1941, a empresa detém 20% do mercado do país. Recebido pela diretoria da empresa, o Governador apresentou dados econômicos do Estado e reiterou a disposição de seu Governo para receber investimentos da Hayashi-Kane. O presidente da indústria, Tetsushi Hashimoto, mostrou as duas unidades-fabris da sua matriz de Shimono-Seki e prometeu levantar rapidamente a possibilidade de participar do desenvolvimento tocantinense. (Secom)