Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), empreendedor da UHE Estreito, doou para a Associação dos Artesãos do Coco de Babaçu de Aguiarnópolis (ACBA) um espaço físico com toda infraestrutura para a produção artesanal e um veículo automotivo para escoamento da produção. O local, em pleno funcionamento, estruturado com maquinários, mobílias e equipamentos de informática, todos de última geração, é onde está funcionando a nova sede da ACBA. A doação integra o Investimento Social Estreito (ISE), executado pelo Ceste e apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A principal finalidade do Ceste, por meio desta ação, foi promover a inserção competitiva do artesanato produzido em Aguiarnópolis no mercado nacional, gerando ocupação e renda para os artesãos e quebradeiras de coco babaçu da região. “Nós estamos dando oportunidade de fornecer ao município o desenvolvimento regional sustentável através do projeto Investimento Social Estreito, onde o principal objetivo é gerar renda, ocupação para as pessoas”, disse a coordenadora de campo do ISE , Elizabeth Pacífico.

Além do incentivo prestado pelo Ceste ao grupo de pequenos empreendedores, o ISE está proporcionando o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal, por meio do fortalecimento dos empreendimentos coletivos em Aguiarnópolis. “Os associados mostram que eles têm capacidade de criar um projeto em grupo, como este apresentado, e de expandir cada vez mais. A previsão relatada por eles é de ampliar a produção para vestuário, bolsas e acessórios”, ressaltou a coordenadora de campo do ISE.

Em festa pela conquista, a Presidente da Associação dos Artesãos de Coco Babaçu de Aguiarnópolis, Sandra Lima Silva Teixeira, expressou total agradecimento ao empenho do Ceste em incentivar e contribuir com o município. “O material recebido representa tudo para nossa associação, até mesmo para que a gente pudesse dar continuidade ao nosso trabalho. Nós dependíamos disso. Vamos tocar a bola para frente, já temos grandes planos, temos uma coleção a desenvolver. Já conseguimos que a coleção que vamos desenvolver seja inserida e apresentada em um desfile de moda em Paris. Um sonho sendo realizado!”, comemorou a presidente.

Destaque

A Associação dos Artesãos do Coco Babaçu de Aguiarnópolis, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa no Tocantins (Sebrae - TO), participa de feiras e eventos em todo território nacional expondo e comercializando seus produtos. O grupo da ACBA também ganhou destaque internacional, com o envio de peças para países como França, Alemanha, Bélgica, Chile e Japão.

Por meio do Senar-TO, a Associação vem expandindo o sucesso, ministrando cursos de artesanato com babaçu até mesmo para associações de outros municípios, com o objetivo de capacitar novos artesãos.