Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com a apresentação da Companhia de Dança Em Cena, da Escola Militar de Palmas, teve início nesta quarta-feira, 20, a sessão solene de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, convocada por iniciativa do vereador Bismarque do Movimento (PT). Os agraciados foram o Instituto Federal Tecnológico do Tocantins (IFTO), Escola Municipal Luiz Gonzaga, Colégio Militar de Palmas e a coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidades, Rosimar Mendes.

A comenda, criada em 2009, tem como principal objetivo homenagear pessoas e/ou instituições que desenvolvem ações de combate a qualquer tipo de preconceito e intolerância.

O IFTO recebeu a comenda por ser o primeiro a adotar o sistema de cotas para quilombolas. Já a Escola Municipal Luiz Gonzaga valorizou e incentivou a aplicação da Lei 10.639/03, que obriga o ensino da cultura afro na rede de ensino. A Escola Militar promove a igualdade social, sob a coordenação da professora Claudiomara Faria Lua. Rosimar, além de militante histórica do momento negro no Tocantins, é colaboradora do Grupo Consciência Negra do Tocantins (Gruconto).

A IFTO foi representada por Jonas de Brito, a escola municipal, por Osvaldo Soares Neto e o Colégio Militar, por Claudiomara.

Emocionada, Rosimar falou sobre a alegria de receber a homenagem. “É o reconhecimento da história do povo negro, principalmente das mulheres negras, vítimas do racismo e do sexismo”, destacou. “O combate à desigualdade racional não é uma luta do povo negro, é uma luta do povo humano”, afirmou Rosimar.

Brito, em nome da IFTO, disse ser uma honra receber a comenda. Sobre o trabalho do instituto, informou que as ações em prol da igualdade racial são importantes para combater o preconceito, mas que não pagam a dívida histórica que o Brasil tem com os afrodescendentes.

Soares Neto, falando em nome da Luiz Gonzaga, considerou que, mais do que cumprir a Lei 10.639, a escola continuará a apoiar todos os projetos destinados a resgatar a cultura afro e a servir de exemplo para outras unidades de ensino. “A educação é o caminho para acabar com o preconceito”, avaliou.

Claudiomara, representante do Colégio Militar, falou sobre as dificuldades para encontrar informações sobre os heróis afros, como João Cândido Felisberto, líder da revolta da Chibata e também sobre a falta de ações para formar uma consciência negra.

O vereador Bismarque disse acreditar que todos os presentes na sessão são especiais, principalmente os professores. “A educação é uma forma muito positiva de se conquistar a liberdade”, destacou. Lembrou que o Tocantins ainda tem de lutar por muitos direitos, entre eles o da posse da terra.

Presentes à homenagem, também destacaram a importância da consciência negra, cuja data é comemorada em 20 de novembro, da luta pela igualdade e o combate ao preconceito os vereadores José do Lago Folha Filho (PTN), Norton Rubens (PRTB), Cirlene Pugliesi (PMDB), Milton Neris (PR) e o presidente da Casa, Ivory de Lira (PT). (Dircom CMP)