Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Palmas/TO, conduziu na tarde dessa quarta-feira (10) a audiência pública para apresentação do Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). O encontro, realizado no plenário do Legislativo, marcou o encerramento das discussões do PPA, reunindo vereadores, representantes do Poder Executivo, da Universidade da Maturidade da UFT (UMA) e representantes da sociedade civil.

Em sua fala, o vereador Folha destacou a importância da participação popular na construção do planejamento do município. “Hoje encerramos a discussão do PPA após a chegada do projeto à Câmara. Organizamos essa audiência para ouvir a população, receber sugestões, críticas e criar mecanismos de fiscalização de toda a execução do plano até 2029. A Câmara cumpriu seu papel, dando oportunidade para que a sociedade participasse ativamente, com questionamentos que foram respondidos pelo Executivo”, afirmou.

Durante a audiência, os gestores municipais apresentaram as principais metas e eixos do PPA, que orientará os investimentos do município nos próximos quatro anos, com foco em justiça social, economia do futuro e governança orientada a resultados. Representantes da sociedade civil também utilizaram a tribuna para fazer apontamentos e cobrar avanços em áreas como políticas públicas para idosos, pessoas com deficiência, educação, saúde e assistência social.

Com o encerramento da fase de debates públicos, os projetos do PPA 2026–2029 e da LOA seguem agora para apreciação e votação na Comissão de Finanças da Câmara Municipal. Após a análise nas comissões, as matérias serão encaminhadas ao plenário para votação final e, se aprovadas, se tornarão leis que irão nortear o planejamento e os investimentos de Palmas nos próximos anos.