Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O mote da campanha do atual governador foi o programa Médico na Porta que não começou e nem tem previsão de ser executado. Durante a campanha o governador afirmou várias vezes que faria da saúde “prioridade absoluta” de sua gestão.

Conforme a proposta de Siqueira, através do Médico na Porta as marcações de consultas serão realizadas por telefone e via internet e com ampla estrutura para um atendimento mais rápido aos pacientes.

O secretário anunciou em primeira mão ao Conexão Tocantins que vai implantar ainda neste mês o projeto “internação domiciliar” que deve começar dia 12 de dezembro. Pacientes que estão hoje nas unidades hospitalares e não tem mais necessidade de internação hospitalar na estrutura do hospital será transferido para sua residência onde terá acompanhamento de uma equipe e de familiares.

Arnaldo Nunes explica que o paciente será avaliado cuidadosamente primeiro antes de ser cuidado em casa e que os familiares serão treinados para serem cuidadores.A estrutura das casas será também analisada previamente para que ocorra a transferência.

Mesmo estando em casa o paciente continua sendo acompanhado por uma equipe que será responsável por 20 pacientes cada. “Na medida em que pacientes sejam atendidos traz conforto, para ele e para nós a abertura de leitos na unidade hospitalar para casos agudos e mais raros”, salientou.

Uma ambulância também ficará visitando o paciente. Inicialmente o programa será aplicado só em Palmas e depois será expandido para outros municípios.O secretário garantiu que há número de profissionais da saúde suficiente para exercer o acompanhamento residencial.