Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Um dos mais belos pores do sol da região Norte do País pode ser apreciado da Praça dos Girassóis, em Palmas. O espaço encanta palmenses e turistas com uma beleza natural e arquitetônica que se destaca e se contrapõe à movimentação e à correria do dia a dia da cidade.

O local transformou-se em um dos principais pontos de encontro de atletas, que aproveitam a noite para utilizar as calçadas para a prática de cooper. A praça também atrai palmenses que buscam tranquilidade e lazer, como é o caso do grupo de estudantes flagrados utilizando o espaço para a realização da brincadeira do amigo doce. “Depois que esse lugar foi reformado, a gente passou a vir todos os dias depois da escola”, ressaltou a representante do grupo, Wana Borges.

E foi com a intenção de proporcionar maior conforto aos frequentadores que o governo do Estado investiu na revitalização da parte sul da Praça. O espaço passou por uma reforma após a realização da Feira Literária Internacional do Tocantins. De acordo com o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, o objetivo foi reparar alguns espaços utilizados na Flit e recuperar estragos ocorridos pela ação do tempo. “Havia anos que essa Praça não passava por uma reforma e foi determinação do governador Siqueira Campos realizar esse trabalho pensando no bem estar dos frequentadores do local”, ressaltou o secretário.

A praça ocupa um espaço de 570 mil metros quadrados, e entre as benfeitorias está a instalação de placas informativas que identificam os diversos tipos de plantas presentes no espaço, e as variedades são muitas, vão desde ipês, em suas variadas cores, até a frutífera jamelão.

Danilo de Melo explicou que a reforma durou 60 dias. “Foi um trabalho demorado porque nós tivemos que contratar uma empresa com mão de obra qualificada que pudesse fazer o trabalho de revitalização do piso, já que cada pedrinha é peça importante na formação das figuras”, completou.

O quiosque, que foi montado para a Flit, agora faz parte da estrutura definitiva da Praça. O investimento foi de R$ 100 mil. O Governo também pretende revitalizar a iluminação e os prédios arquitetônicos que compõem o lugar.

O Ministério do Turismo já liberou uma emenda parlamentar no valor de R$ 4 milhões para a revitalização total da Praça dos Girassóis. Quando liberado, esse recurso será aplicado por meio da Agência de Desenvolvimento Turístico. (Secom)