Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues

Os governadores, Siqueira Campos, do Tocantins e Silval Barbosa, do Mato Grosso, assinaram na tarde deste último sábado, 17, em São Félix do Araguaia (MT), um protocolo de intenções para viabilizar a pavimentação do trecho de 84 km, da T0-500, entre Formoso do Araguaia, no Tocantins e o município de São Félix. O projeto da rodovia Transbananal vai ligar o Brasil de Leste a Oeste via Ilha do Bananal, por meio da BR-242, e está orçado cerca de R$ 650 milhões, recursos que serão buscados pelo governo tocantinense na iniciativa privada, segundo afirmou o Siqueira Campos. O decreto para a parceria público-privada deve ser encaminhado na segunda-feira, 19, ao Legislativo Estadual.

Atualmente, a TO que atravessa a Ilha do Bananal tem uma estrada de leito natural, que fica intransitável nesta época de chuvas, dificultando a vida dos moradores e dos produtores das regiões do Vale do Javaés, pelo lado tocantinense e Baixo Araguaia, em território matogrossense.

O governador Siqueira Campos destacou durante discurso que o projeto da Transbananal é mais uma das prioridades do seu governo.

Depois de pronta, a Transbananal vai encurtar em quase mil quilômetros as distâncias para o escoamento de produtos que saem hoje de Mato Grosso para os portos de Salvador, Paraná e São Paulo, tendo como ponto de intersecção o município de Gurupi (T0). Além de melhorar a malha logística e interligar os dois estados, o novo corredor de exportação terá um grande impacto na vida das populações locais, possibilitando o desenvolvimento econômico e turístico da região.

O governador Siqueira Campos foi a São Félix do Araguaia (MT), acompanhado da primeira dama, Marilúcia, do senador Vicentinho Alves (PR), do deputado José Geraldo de Melo Oliveira (PTB), dos secretários estaduais Jaime Café, da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Alexandre Ubaldo, da Secretaria Estadual da Infra-Estrutura (Seinfra) e do prefeito de Formoso do Araguaia, Pedro Rezende e do autor do projeto da Transbananal, engenheiro José Rubens Mazzaro. (Secom)