Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-TO), vão continuar na promoção de cursos de qualificação de mão de obra na cidade, entre os previstos estão o de eletricista, encanador e salgadeiro. Na última sexta-feira, 79 colinenses receberam certificado de cursos profissionalizantes.

Durante a cerimônia de entrega de certificados dos cursos de confeiteiro, pedreiro e padeiro, realizada na última sexta-feira, dia 16, a Prefeitura de Colinas do Tocantins e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciaram a continuidade dos cursos de qualificação e inclusão produtiva da comunidade local. Entre os próximos cursos previstos, estão o de eletricista, encanador e eletricista.

Na última turma formada, um total de 79 pessoas fizeram os cursos. Vinte fizeram o de pedreiro, que teve a duração de 180 horas. O de confeiteiro teve 59 alunos, com duração de 80 horas. Esses cursos fazem parte da política de inclusão produtiva do município.

O prefeito José Santana Neto (PT) comentou que o Município busca a qualificação da mão de obra, promovendo parcerias com outra entidades, assim, a população colinense tem mais opção de cursos e também de entrar no mercado de trabalho. Destacou também a força e a coragem das pessoas em aprender, ter mais conhecimento. Segundo o prefeito, não é fácil para um pai de família ter que passar o dia todo em um curso, deixando de trabalhar por alguns dias, mas que este sacrifício, esta luta é para dar um futuro melhor para a sua família. “Vamos continuar promovendo cursos, em parceria com o Senai, e atingir o nosso objetivo, melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”, finalizou.

A secretária municipal de Assistência Social, Divina Herly de Carvalho Santos, destacou a importância da qualificação da mão de obra na cidade. “A gente pode perceber que com esta formação que está agora, principalmente pedreiro e confeiteiro, na nossa cidade não tinha pessoas qualificadas nessa área, com essa qualificação vai ter várias pessoas aptas para o trabalho com qualidade no mercado”, ressaltou.

De acordo com Divina Herly, o objetivo da Prefeitura é proporcionar a estas pessoas a melhoria na qualidade de vida delas, com o aumento da renda familiar e gerando novas expectativas de vida. “É mais uma condição dessas pessoas terem uma renda maior em sua casa. Esse é o objetivo da prefeitura, ajudar estas pessoas a proporcionar algo melhor para as suas famílias e vai ter essas condições com os cursos que fez e colocar em prática aquilo que aprendeu”, destacou. “Tenho certeza que vai melhorar o mercado de trabalho da nossa cidade e a qualidade de vida dessas famílias”, completou.

Ainda segundo a secretária, os cursos vão continuar, com a realização de mais três cursos nos meses de janeiro e fevereiro, que são de eletricista, encanador e salgadeiro. “Quando terminar esses em janeiro e fevereiro, vamos ver com o Senai a oferta do curso de costureira, porque precisamos de costureira em nossa cidade, tem fábrica chegando em nossa cidade e vamos precisar de profissionais nessa área também”, concluiu Divina Herly.

Para a gerente do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC/Senai), Francismeire Lima de Moraes. Pra nós, a parceria com a Prefeitura e com o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, é muito importante, porque agrega valor, unindo os interesses das duas entidades, o papel social de qualificar a comunidade. A gerente também confirmou a continuidade da parceria com a Prefeitura de Colinas. “É o que a gente tem buscado, avançar e qualificar. E em 2012 é o que nós queremos, continuar com a parceria, fortalecer ainda mais”, finalizou.

Para Nilma Maria das Chagas que fez o curso de confeiteiro, esta é a oportunidade de aumentar a sua renda. “Esse curso de confeiteiro ensinou muito pra gente, como fazer um bolo, pra gente ter mais experiência e caso a gente quiser montar alguma coisa”, disse. “Eu já tinha feito o curso de padeiro, já tinha uma base do confeiteiro porque a gente já tinha feito alguma coisa. Já to fazendo alguns bolinhos, agora vou ver o que vai dar”, completou.

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados os instrutores dos cursos de padeiro e confeiteiro, Jorge Machado da Silveira; de pedreiro, Fernando Jesus Sousa, agente de educação do Senai, Andriele Cursino da Silva, o consultor de mercado do Senai, José Miguel Filho, que também estava representando a presidente do sindicato da Indústria de Alimentos do Estado do Tocantins, Claudizete Carneiro; o presidente da Câmara Municipal de Colinas do Tocantins, José Laureano Júnior, e a primeira dama, Agneuda Santana. (Ascom Prefeituta de colinas)