Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os Hospitais Públicos de Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Paraíso do Tocantins se mobilizaram para atender vítimas de acidente automobilístico ocorrido na BR-153 na madrugada desta última quarta-feira, 21, entre os municípios de Paraíso e Barrolândia.

Os Hospitais de Porto Nacional, Miracema, Maternidade Pública Dona Regina e Hospital Infantil Público de Palmas, encaminharam ambulâncias, equipes para resgate das vítimas, e materiais de apoio médico para a realização dos primeiros atendimentos.

As 50 vítimas foram atendidas no Hospital Regional Público de Paraíso, onde foi montado um plano de contingência para atendimento de grandes acidentes, nove foram encaminhadas para receber atendimento de alta complexidade disponíveis no HGPP- Hospital Geral Público de Palmas.

Segundo o diretor Operacional dos Hospitais Regionais Públicos do Estado, Marcus Henrique Wächter, para prestar assistência aos pacientes, além dos seis médicos plantonistas da escala de atendimento do Pronto Socorro do HGPP, o Hospital precisou contar com o reforço de 43 profissionais, "oportunizando assim atendimento rápido, seguro e resolutivo”, ressaltou o diretor.

Das pessoas atendidas, 36 tiveram alta do HRPP, sendo nove crianças, que receberam o primeiro atendimento e foram encaminhadas para acompanhamento do Conselho Tutelar; outros três pacientes se encontram em observação e dois internados. Um dos pacientes internados está sendo encaminhado para um leito de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Regional Público de Gurupi.

Dos nove pacientes encaminhados ao HGPP, quatro foram submetidos a procedimentos cirúrgicos, em estado clínico de saúde considerado grave. Um deles segue internado em estado estável. Os demais permanecem em observação no Pronto Socorro do Hospital. (Ascom Sesau)