Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foram conhecidos no último dia 20 os projetos vencedores do Prêmio Tocantins Sustentável. O projeto criado pela Redesat, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), tem por objetivo premiar ações de sustentabilidade desenvolvidas pelas unidades escolares do Tocantins. A campeã foi a Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, de Colinas do Tocantins, com o projeto 7 R´s - Ações que fazem a diferença para um mundo melhor: reduzir, repensar, reciclar, respeitar, recuperar, reutilizar e reflorestar.

Segundo a diretora da escola, Elma Moisés David, a premiação é o resultado de um trabalho conjunto que já é desenvolvido há mais de três anos. “Nós ficamos emocionados com essa vitória porque é fruto do nosso trabalho com os alunos e a comunidade. A adesão dos alunos é muito boa porque eles mesmos vêem aquilo iria para o lixo sendo reutilizado por eles em forma de novos produtos”, relata.

Com muita criatividade e envolvimento da equipe escolar, alunos e comunidade, transformam, através do projeto 7 R´s, auxiliam na preservação do meio ambiente com ações como a reciclagem. O resultado das diversas oficinas oferecidas pela escola são bolsas feitas com o lacre de latas de refrigerante, quadros decorativos utilizando como matéria prima cartões telefônicos e CDs velhos, e até um vestido de noiva confeccionado com sacolas plásticas. Todos esses produtos são expostos num evento especial aberto para toda a população de Colinas.

De acordo com Elma, por meio do projeto as famílias dos estudantes passaram a ter uma nova fonte de renda. “Geralmente, depois da realização das oficinas, muitos dos alunos e até mesmo os pais continuam a confeccionar as peças e revendem esses produtos. Além de cuidar da natureza eles ainda conseguem algum dinheiro com a venda das peças”, explica.

Escolas premiadas

Ao todo foram inscritos 48 projetos de escolas de todo o Estado, entre agosto e setembro deste ano. Os mesmos foram analisados por uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Redesat e da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc.

Além da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, outras seis escolas foram selecionadas na categoria regionais de ensino. Como premiação as unidades de ensino vencedoras ganharão computadores e uma viajem ao Parque Estadual do Cantão, que deve acontecer no próximo ano. (Ascom Seduc)