Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Dando continuidade à proposta de oferecer o ensino de tempo integral em todas as unidades escolares estaduais do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), segue realizando obras de restauração e adequação nas escolas tocantinenses. Durante esta quarta-feira, 28, o secretário responsável pela pasta, Danilo de Melo Souza, acompanhado por técnicos da Seduc, visitou a obra na Escola Estadual Padrão, do município de Brejinho de Nazaré, a 92 km de Palmas, que conta com um investimento de R$ 451.957,70 para que possa, ainda em 2012, oferecer o ensino integral aos estudantes da região.

De acordo com o secretário Danilo de Melo, o término dos trabalhos na unidade ocorrerá antes do início do próximo ano letivo, e a aula-inaugural contará com um ilustre convidado. “No dia 1º de fevereiro de 2012, início do ano letivo das escolas estaduais tocantinenses segundo o nosso novo calendário escolar, nós realizaremos uma aula-inaugural para comemorarmos as melhorias trazidas para a Escola Padrão de Brejinho, inclusive com a presença do governador Siqueira Campos prestigiando esta conquista de todos nós. E o objetivo do nosso governador é justamente o de adequar todas as escolas estaduais para que elas possam receber o ensino de tempo integral, com espaços multiusos que favorecem as práticas esportivas, artísticas e até mesmo a formação profissional das nossas crianças e dos nossos jovens; ainda em 2012 querem implantar este sistema em Brejinho. Estamos climatizando todas as salas, as equipando com materiais de qualidade e trazendo de volta a dignidade dos educadores e dos alunos daqui”, ressaltou Danilo de Melo, se referindo ao período em que a parte administrativa da escola e duas salas de aula estavam funcionando, improvisadamente, sob tendas, por decisão do governo passado, o que foi devidamente denunciado pela Seduc aos órgãos de controle, como o Ministério Público Estadual, a Controladoria Geral do Estado, a Procuradoria Geral do Estado e o Tribunal de Contas.

Ano novo; expectativas novas

Diretor da Escola Estadual Padrão, Mário Aires Filho comemora as ações realizadas na unidade, e prevê um novo ano com muitas conquistas. “Esta obra fora iniciada ainda em 2008, mas nunca foi levada a sério como está sendo desde o início deste ano, tanto que agora, sim, ela já está bem adianta e prestes a ser concretizada. Estou muito feliz por isto e, principalmente, por saber que em breve estaremos atendendo em tempo integral. Isto aumentará a nossa capacidade de atender a mais alunos que vivem na região, e toda esta questão de melhoria do espaço físico, da climatização das salas, do laboratório de informática e da ampliação da biblioteca, por exemplo, vai fazer crescer a auto-estima dos nossos alunos, dos nossos professores. Este ano de 2012 promete ser de grandes alegrias para a nossa escola, e nós somos muito gratos ao governador Siqueira Campos e ao secretário Danilo por isto”, afirmou o diretor Mário Filho, informando, ainda, que a Escola Estadual Padrão, unidade escolar mais antiga da cidade, funcionando na atual localidade desde 1981, em 2011 atendeu a aproximadamente 430 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e dos 2º e 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Encontro de gerações

Depois de ter concluído o Ensino Médio na Escola Estadual Padrão, ainda em 2007, Tatiana Aires de Andrade Lima, de 21 anos, foi para Brasília, onde quer se dedicar à Enfermagem. Irmã de Tatiely Aires da Silva, 14 anos, aluna da unidade que cursará o 9º ano do Ensino Fundamental em 2012, a jovem celebra a oportunidade que a caçula está tendo de ter acesso a uma Educação de melhor qualidade. “No meu tempo, a escola não era tão boa, não tínhamos computadores modernos, uma boa biblioteca. Com tudo o que a minha irmã está tendo, com todas estas melhorias, principalmente quando a escola virar de tempo integral, ela poderá se preparar melhor para ter um futuro de qualidade. Fico feliz pela Tatiely e confiante de que ela vai brilhar profissionalmente quando concluir os estudos”, disse Tatiana.

Mudanças na unidade

A obra de reforma da Escola Estadual Padrão, licitada em junho deste ano, está quase concluída. Com ela, praticamente toda a estrutura teve que ser recuperada: as salas de aula agora receberam revestimento, vidros, climatização e instalações elétricas; a cantina, a biblioteca e o bloco administrativo terão ainda revestimento cerâmico, além de pias e bancadas; o pátio está recebendo cobertura e o telhado de muitas salas de aula teve que ser substituído por causa de infiltrações; o laboratório de informática, uma das principais reivindicações de professores e alunos, terá bancadas e instalações adequadas para o acesso a internet; dentre outras melhorias, como um novo bloco de banheiros, os trabalhos de paisagismo e o gradil em substituição ao antigo muro da escola, possibilitando à comunidade visualizar o interior da unidade.

Ponte Alta e Pindorama

Após a visita a Brejinho de Nazaré, o secretário Danilo de Melo seguiu para os municípios de Ponte Alta do Tocantins e Pindorama, onde foi vistoriar o andamento de outras obras que estão sendo realizadas em unidades estaduais de ensino de ambos os municípios. (Ascom Seduc)