Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • Laboratório de informática totalmente equipado

O Consórcio Estreito Energia (CESTE) doou para a Associação dos Barqueiros de Estreito no Maranhão (ABEMA) um espaço físico onde já se encontra em pleno funcionamento a nova sede da Associação. Com toda infra-estrutura permanente de mais de 550m², o espaço foi planejado para a realização de capacitações, oficinas e eventos. O local é constituído de salas de aula, sala de informática, auditório para reuniões, área específica para oficina de manutenção de barcos e motores, escritórios, sala de reuniões, cozinha/bar, despensa, bilheteria, banheiros, entre outros. A doação integra o Projeto Investimento Social Estreito (ISE), executado pelo Ceste.

Com uma estrutura completa e equipada, os barqueiros disporão de um efetivo suporte ao turismo náutico no lago da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). A iniciativa do Ceste tem como meta inserir os barqueiros do Município de Estreito no competitivo mercado, gerando ocupação, renda e um direcionamento profissional, este último realizado por meio das oficinas oferecidas na região, como a de Mecânica de Motores para Embarcações Fluviais; Gestão Financeira; Marketing/Vendas/Atendimento e Gestão de Qualidade, previstas para serem executadas no próximo ano.

O projeto tem como objetivo criar um espaço permanente para realização de capacitações, eventos, execução de práticas pedagógicas, cursos de informática e oficina para manutenção de barcos e motores. Além das capacitações profissionais, já vêm sendo também ministradas aulas, por meio da parceria do Ceste com a Organização Não Governamental Alfabetização Solidária (ALFASOL), onde as salas de aula já estão em funcionamento, contando atualmente com 80 alunos do Projeto de Alfabetização Telesol, que atende aos associados e também à comunidade.

“A doação de um espaço totalmente estruturado, dando incentivo aos barqueiros tem como finalidade equipar o trabalho deles com as ferramentas necessárias. A ação, além de proporcionar o meio para que o desenvolvimento regional sustentável aconteça, gerando principalmente renda e ocupação para as pessoas, também se estende a toda comunidade, que ganha um espaço para realizar atividades e capacitações desenvolvidas na sede da Abema”, disse a Gerente de Projetos Sociais do Ceste, Lorena Durão.

Feliz com a nova sede e a aquisições dos equipamentos, doados pelo Ceste, o presidente da Abema, Adilon Pereira dos Santos, incluiu em seu discurso o agradecimento ao Consórcio por ter levado ao Município de Estreito mais oportunidade de renda e de educação. “Fico contente em saber que o nosso sonho virou realidade. Isso foi uma conquista, pois já vínhamos lutando por um espaço próprio e agora saiu do papel graças ao empenho do Ceste com os seus parceiros. Agradecemos a todos e vamos tocar o negócio pra frente”, disse Adilon.

A coordenadora do Investimento Social Estreito do Ceste, Elizabeth Pacífico, participou junto aos representantes da comunidade do descerramento da placa de inauguração do espaço. No emocionante momento, a tesoureira da ABEMA, Rosilene Soares, realizou elogios e informou que a obra era bastante desejada na comunidade. “Estamos muito contente pelo resultado da obra. O espaço é aconchegante e consegue receber grandes eventos”, disse.

Geração de renda

Em menos de uma semana após a inauguração do evento, a equipe da assessoria de imprensa do Ceste foi informada pela tesoureira de que o espaço já havia sido utilizado 3 vezes para a realização de palestras e eventos. “Estamos muito felizes com a renda que já vem sendo gerada em menos de uma semana. Isso é muito gratificante. Queremos mais uma vez agradecer a luta do Ceste em nos proporcionar um espaço como este”, ressaltou.

Abema

A ABEMA é constituída por 46 associados e sua diretoria (Adilon Pereira da Silva – Presidente, Raimundo Pereira da Silva Neto – Vice Presidente, Rosilene Soares Reis – Tesoureira e a Secretária Márcia Cristina da Conceição).

A Associação conta com uma área construída de 552,56m² com as seguintes edificações: 01 escritório, 01 bilheteria, 01 sala de informática, 01 cozinha/bar, 01 despensa, 02 salas de aula, 01 salão livre, 01 oficina de motor, 01 oficina de barco, 01 banheiro masculino e 1 banheiro feminino. (Assessoria de Imprensa Ceste)