Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

As matrículas para estudantes da rede estadual em 2012 serão marcadas pelo fim das filas e início da tranqüilidade dos pais de estudantes. O novo sistema 0800 de matrículas já está em funcionamento irá receber as solicitações de vagas para os novatos na rede estadual a partir deste sábado, 7. A Secretaria Estadual de Educação é pioneira no Estado (Seduc) sendo este o primeiro sistema que disponibilizará ofertas de vagas via telefone.

O sistema foi idealizado tendo em vista a grande procura dos últimos anos, por vagas em determinadas escolas, quando na ocasião os pais acabaram formando filas chegando a dormir em frente às escolas para conseguir vagas para seus filhos. “A intenção da Seduc com a implantação do sistema é garantir aos alunos que desejam ingressar na rede estadual, o acesso democrático com igualdade de condições, confiabilidade e qualidade no atendimento”, explica o superintendente de Informação e Tecnologia da Seduc, Joneidson Marinho.

Para fazer a reserva da vaga os pais devem entrar em contato pelo telefone 0800-635050. De 07 a 14 de janeiro acontece a solicitação de matrícula para os alunos novatos. Neste período também podem fazer solicitação de mudança os alunos que não concordaram para onde foram alocados pela transferência automática. Ainda entre estes dias podem solicitar vagas alunos oriundos de outros municípios e vindos da rede particular.

Durante a solicitação das vagas os pais devem optar por até três escolas ou ainda por turnos diferentes na mesma unidade. É recomendado ainda que os responsáveis na hora da solicitação tenham em mãos um documento de identificação do aluno, boletim escolar, histórico ou declaração de conclusão da série anterior.

Após a solicitação, no dia 15 deste mês o sistema fará de forma automática a alocação do estudante dentro de uma das três opções solicitadas pelo mesmo.

Já de 16 a 20 de janeiro, será feita a efetivação da matrícula na unidade escolar. Para realizar a confirmação da vaga os responsáveis devem comparecer às escolas portando cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. As aulas para a rede estadual de ensino têm início no dia 01 de fevereiro.

Participam do processo os municípios sede das Diretorias Regionais de Ensino, sendo eles Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional. Apenas a DRE de Araguaina, não iniciará o processo de matrículas via 0800, a mesmo deve aderir ao sistema ainda este ano. (Ascom Seduc)