Com o período chuvoso e alerta em vários municípios do Tocantins para cuidados com as enchentes, a Defesa Civil informou ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira,9, que a situação está dentro do previsto .
O Coordenador Adjunto da defesa Civil no Tocantins, Coronel Reginaldo Leandro afirmou que todas as principais áreas de risco estão sendo monitoradas e as providências estão sendo tomadas. Peixe e Paranã são os municípios mais atingidos diretamente pelas enchentes até o momento.
Em Paraná várias famílias foram deslocadas para locais mais seguros devido á situação de risco identificada em algumas casas. “Estão atingidas pelas enchentes dos rios apenas os locais que estão nos leitos dos rios. Com o aumento dos lençóis freáticos as casas não resistem à pressão da água”, explicou.
Já no município de Peixe o coordenador ressalta que as mais atingidas foram as ilhas, maioria delas sem edificações. “São ilhas ocupadas irregularmente e que estão próximas as margens dos rios”,pontuou.
Segundo o Coronel nenhuma propriedade rural foi atingida diretamente pelas enchentes até o momento. Na semana passada o governador Siqueira Campos (PSDB) determinou agilidade e realização de ações urgentes para atenção às vítimas das enchentes no Estado.
O Coronel Reginaldo Leandro reiterou a necessidade da população seguir as orientações da Defesa Civil. “É preciso que os moradores tenham atenção e cuidado aos alertas emitidos pela Defesa e outros órgãos competentes”, salientou. As populações ribeirinhas da região do Bico do Papagaio também estão sendo monitoradas.