A Fundação Cultural de Palmas (FCP) registrou no relatório administrativo 2011 um aumento significativo no número de usuários da Biblioteca Municipal Jaime Câmara, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, comparado a 2010, e ainda foi constatado crescimento nas doações de livros.
O número de usuários passou de 7.235 em 2010, para 12.275 em 2011. A gerente de Biblioteca da FCP, Socorro Corrêa, explicou que durante o ano passado, os diversos usuários buscaram informações em quase todas as áreas das ciências.
Conforme relatório, 18% da consulta no acervo correspondem ao assunto literatura, que envolve também língua portuguesa e redação. Segundo a gerente, isso se deve aos vestibulares na Cidade e Concursos Públicos que surgem regularmente no país. Na sequência, 15% das consultas relacionadas à Matemática, à Química, ao Meio ambiente e à Física foram feitas, em sua maioria, por estudantes do ensino médio normal e técnico.
Os 26% das consultas, que é a soma das pesquisas nas áreas de História, Geografia, Direito, Sociologia e Cultura, foram procuradas por estudantes do ensino médio e concurseiros, aqueles que estão em fase preparatória para prestar concursos Estaduais, Municipais e Federais. Os 12%, correspondem às pesquisas dos alunos e professores do Centro de Criatividade e estudantes das Escolas Municipais, que buscam concluir tarefas artísticas.
Usuários também utilizam dicionários e enciclopédias como apoio didático, o que corresponde a 5% das consultas. As demais consultas de assuntos, ou seja, a soma de 15% que envolve as áreas de Filosofia, Psicologia e Religião, foram pesquisadas por universitários.
Acervo mais amplo
Com relação ao número de exemplares recebidos, houve um aumento de 1.795 em 2010 para 3.706 obras doadas em 2011, tornando mais abrangente o acervo da biblioteca. Os interessados que queiram fazer novas doações devem procurar a biblioteca.