Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário estadual da Segurança Pública, João Fonseca Coelho, empossou na manhã desta quarta-feira, 11, em solenidade realizada no auditório da SSP, o novo Superintendente de Polícia Civil do Estado do Tocantins. Assumiu o cargo o delegado de Polícia de classe especial, José Eliú de Andrada Jurubeba.

Eliú afirmou em seu discurso que é sempre bom retornar a sua casa, já que é Policial Civil há mais de 18 anos e recentemente ocupava cargo de vice-presidente no Igeprev do Tocantins. “No período que estive no Igeprev não perdi o foco na Polícia Civil. Durante o tempo colaborei com vários colegas que procuraram o instituto para dar entrada na aposentadoria”, disse. O novo superintendente assegurou ainda que está aberto a ouvir e contribuir com a equipe da Segurança Pública.

Para o secretário Coelho, a posse de Eliú se reverte em um fato importante para a Polícia Civil. “Acreditamos está no caminho certo e dar cumprimento à posse de Andrada nos enche de alegria. Recebemos hoje um grande delegado que comporá o quadro da nossa polícia que é repleta de bons profissionais” discursou João Coelho.

Ainda conforme Fonseca a família da Segurança Pública é hoje motivada e coesa. “Estou contente, pois atendemos a determinação do Governador do Estado que era fortalecer a Polícia Civil, resgatando a disciplina e a hierarquia. Nosso propósito é fazer uma polícia humana e que tem orgulho dos seus colegas”, enfatizou.

Também esteve presente na cerimonia e fez uso da palavra o delegado Chefe da Polícia Civil, Reginaldo de Menezes Brito. Com a frase “Um bom filho a casa retorna” começou sua fala. Dr. Reginaldo contou que Eliú iniciou sua carreira como delegado no município de Dianópolis e na Capital também ocupou várias titularidades de delegacias antes de ser convidado para trabalhar em outra instituição do Estado.

Perfil

Iniciou sua carreira na Polícia no ano de 1994 por meio de concurso público como delegado. Foi titular e Regional no munícipio de Dianópolis. No ano de 1996 ocupou cargo de coordenador de Polícia da Capital. Em 1997 assumiu a Chefia de gabinete da SSP e foi Diretor Geral de Polícia Civil.

Em 1998, José Eliú, ausentou-se da polícia para participar de um Curso na Escola Superior de Guerra e retornou em 1999 como secretário executivo da SSP. No período de 2008 a 2009 foi titular da Delegacia de Meio Ambiente e em 2010 foi titular do 1ª DP da Capital e presidente da comissão de processo disciplinar.

Em 2011, o delegado, foi convidado para assumir a vice-presidência do Igeprev, onde permaneceu no cargo até o fim do ano. (Ascom SSP)