Com o objetivo de oferecer maior comodidade para pais e alunos, além de diminuir o fluxo de ligações para o 0800 da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), já está disponível a opção de realizar a solicitação de matrícula pela internet, no site da Seduc, no link pré-matrícula. O novo sistema foi idealizado tendo em vista a grande procura por vagas em determinadas escolas, o que gerava grandes filas para assegurar uma vaga. Agora, pais e alunos podem fazer a solicitação da vaga por telefone ou internet. Estão participando do processo os municípios sede das Diretorias Regionais de Ensino de Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso e Porto Nacional.
Enquanto as pré-matriculas pelo site têm início nesta quarta-feira, 11, o novo sistema por telefone está em funcionamento desde o último sábado, 07. Ambos permanecem abertos até o dia 14 deste mês, sendo direcionados exclusivamente para os estudantes novatos, tanto para aqueles que vão se matricular pela primeira vez na rede estadual de ensino, quanto para os que estiverem em processo de transferência. Os demais estudantes não precisam realizar este procedimento, pois já têm vaga assegurada na escola por meio do processo de renovação de matrículas, que é automático, sendo dispensados também de confirmarem a matrícula.
No site da Seduc é possível ainda encontrar a lista dos alunos que foram transferidos automaticamente para outras unidades de ensino. Caso o estudante queira se matricular em outra unidade deverá solicitar a mudança pelo telefone 0800-635050 ou pela internet, e optar por até três escolas ou turnos diferentes. Neste caso ele perde a vaga na escola para qual foi transferido e passa a participar do sorteio via sistema no dia 15 de janeiro. O sorteio será feito independente da ordem ou data das ligações e pré-inscrição no site, sendo as únicas prioridades apenas para os alunos com necessidades especiais ou aqueles que já tenham irmãos estudando na mesma escola.
Após o sorteio o aluno ou responsável deverá se encaminhar à unidade de ensino para realizar a confirmação da matrícula, portando cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. As aulas terão início no dia 1° de fevereiro em toda a rede estadual. (Ascom Seduc)