Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Um acidente com um caminhão carregado com 44 mil litros de óleo, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 18, nas proximidades da Praia da Graciosa, levou a Coordenação Municipal da Defesa Civil a interditar a Praia da Graciosa. O documento foi assinado pelo coronel Antônio Joaquim Benvindo, secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes.

Com a interdição da Praia, ficam proibidos banhos, consumo da água do lago e para atividades agropecuárias, até os limites do município. A publicação do Termo de Alerta ocorreu por volta das 17h. O acidente envolvendo um caminhão ocorreu na rotatória da LO-3 com a NS-9, que dá acesso à Universidade Federal do Tocantins (UFT) a poucos metros da praia.

Parte do óleo vegetal vazou e acabou entrando no sistema de captação da rede pluvial, caindo na água do lago. Entretanto, com a rápida ação das autoridades, o problema foi controlado, com o fechamento da boca da manilha que jogava o produto no rio, entre a ponte Fernando Henrique Cardoso e o escritório do Naturatins. Ainda na tarde desta quarta as equipes iniciaram o trabalho de sucção do óleo contido na tubulação.

Veja a íntegra do Termo de Alerta.

TERMO DE ALERTA

Em função de acidente com derramamento de petróleo no reservatório da usina hidrelétrica, lago, próximo à Praia da Graciosa, o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Coronel Antônio Joaquim Martins Benvindo – QOPM, DECRETA interdição na área da Praia da Graciosa, até os limites do município, estando interditada para banho, consumo e para atividades agropecuárias.

Palmas TO, 18 de dezembro de 2012.

Antônio Joaquim Martins Benvindo – Cel. QOPM

Secretário