Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador Siqueira Campos assinou convênio, na manhã do último sábado, 21, com o Aeroclube de Porto Nacional, com o objetivo de capacitar os servidores públicos militares e estudantes das redes pública e particular de ensino do Estado, com cursos de aviação civil. A iniciativa do governador visa reconhecer e premiar os alunos e servidores tocantinenses.

O convênio foi firmado durante as comemorações do 57º aniversário do Aeroclube da cidade. Acompanhando o governador Siqueira Campos, estavam o senador Vicentinho Alves (PR), a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT), demais autoridades e a população em geral, que compareceu ao local para prestigiar a festa.

O evento começou com a queima de fogos, seguida pela exibição de um documentário sobre a história do Aeroclube, além de apresentações de acrobacias com aeronaves, paraquedismo e vôos panorâmicos com helicópteros. Ao final foi repartido ainda um grande bolo de 57 metros a população portuense.

Durante a solenidade, o governador parabenizou o desenvolvimento do Aeroclube de Porto Nacional, homenageando a memória de personalidades de aviadores inesquecíveis como o primeiro instrutor do curso de aviação, Vicente de Paula Rodrigues. Em sua fala o governador falou sobre a intenção do convênio assinado hoje. “Vamos formar pilotos para o mundo. O objetivo é trazer ao Aeroclube, servidores públicos dedicados e responsáveis e alunos destaques nas escolas”, afirmou. O governador ressaltou ainda a importância da cidade de Porto Nacional como um centro de cultura e civilização no Tocantins e conclamou a todos os presentes para a união. “Vamos trabalhar juntos no sentido de não nos separar por causa de campanhas políticas, e vamos nos unir sejam quais forem os partidos”, disse o Governador.

Segundo o vereador de Porto Nacional e presidente do Aeroclube, Raimundo Neto Aires, comemorar o aniversário de 57 anos do local é um fato histórico. “A história se constrói não só com palavras, mas também por ações inovadoras que proporcionem o desenvolvimento. O nosso trabalho será tornar o aeroclube um centro de excelência em formação de aviadores, o que será possível graças a essa parceria com o Governo do Estado”, destacou Neto Aires.

Na ocasião a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, entregou em ato simbólico a aquisição de uma aeronave, no valor de R$ 150 mil, que será utilizada no curso de pilotos. De acordo com o convênio, após ter aulas e se formar no Aeroclube, o aluno estará apto a fazer a prova de piloto particular de aeronaves.

Homenagem


Também fez parte da programação de aniversário do Aeroclube de Porto Nacional a entrega da Comenda Vicentão ao piloto Elton Aires, homenageado por ser filho do Tocantins e por ser considerado o primeiro piloto de Boeing do Estado para vôos interestaduais e internacionais.

Aeroclube

O aeroclube é um centro de profissionalização aeronáutica. Fica localizado na cidade de Porto Nacional, situada a 64 km de Palmas. A escola de aviação oferta cursos de piloto privado, comercial e pratico. A cidade histórica, Porto Nacional, é considerada a capital tocantinense do aviador, por ter maior o número de pilotos, proporcionalmente, em todo o Estado. (Secom)