Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Flávio Clark

Foto: Flávio Clark

O governo do Estado, através da Superintendência de Irrigação da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, pretende entregar toda a parte elétrica do Projeto São João, no município de Porto Nacional, até abril deste ano. O projeto, que é dividido em dez pontos de pressurização, espécie de estação que emite força de energia para movimentar o sistema, já conta com dois pontos com energia elétrica, o que beneficia cerca 120 lotes – 231 lotes devem ser atendidos ainda este ano.

De acordo com o administrador Sandro Wilson, assessor técnico da Seagro responsável pela estruturação elétrica dos projetos de irrigação, a infra-estrutura necessária para o funcionamento da rede elétrica no São João está praticamente completa. “A instalação dos postes e dos cabos já foi realizada em praticamente todo projeto, por isso já foi feita a solicitação de ligação das redes”, informou o Sandro.

Às margens da TO-050, entre Palmas e Porto Nacional, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, o Projeto São João é voltado para o cultivo de hortaliças, bananas, abacaxi, maracujá, viveiro de mudas frutíferas e florestais. O funcionamento total da rede elétrica será um grande ganho ao funcionamento do projeto, além de trazer impacto direto às condições de vida dos produtores, que residem no São João.

Demais projetos

De acordo com informações da Superintendência de Irrigação da Seagro, ainda este ano deverá ser concluída a reestruturação da rede elétrica do Projeto Formoso. Em Dianópolis, no projeto Manuel Alves, que recebe investimentos na rede elétrica, também deverá ser finalizado este ano. Já o projeto Sampaio, no Bico do Papagaio, receberá a conclusão das instalações elétricas em 2012. (Ascom Seagro)