Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Após percorrer os Estados do Pará e Piauí, a trupe maranhense Pequena Companhia de Teatro, se apresenta nas cidades de Palmas e Porto Nacional com o Espetáculo Pai e Filho. Baseada no livro Carta ao Pai, do célebre autor tcheco Franz Kafka, a peça propõe a reflexão das relações de poder gerada no ambiente familiar, mesmo nos tempos modernos, e lançada ao meio sociocultural.

A transposição da obra escrita em 1919, porém bastante atual, recria com fidelidade o clima de opressão desencadeado pela constituição hierárquica da estrutura familiar, na qual predomina a figura central paterna e somente sua opinião é válida. Trata-se, portanto, de um homem reprimido que não consegue estabelecer um diálogo com pai, cuja encenação leva a uma discussão sobre os conflitos de geração e a fragilidade humana.

O espetáculo é fruto do prêmio Myriam Muniz de Teatro, conquistado pelo grupo em 2009 para montagem e em 2010 para circulação. A turnê deste ano contempla a região Norte e Nordeste, com 36 apresentações, com entradas franca, distribuídas entres os estados já mencionados, além do Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará.

Além disso, o espetáculo ainda carrega em seu amplo currículo o II Prêmio SATED Maranhão de Artes Cênicas nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Produção, Melhor Ator, Cenário e Melhor Figurino. Fora a indicação para as categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Iluminação.

A Pequena Companhia de Teatro vai além da proposta cênica apresentada em Palco e oferece a oficina O Quadro de Antagônicos, como instrumento de treinamento e preparação para ator, a partir da metodologia aplicada pelo grupo, na construção do personagem e da cena.

A oficina é voltada para profissionais e alunos de teatro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no link https://docs.google.com/document/d/1bS4ogqejwU1u0BwP9cOB0fyq0BojxR0WseeR2h7r4gM/edit e enviar para o e-mail reginoneto@gmail.com até sexta-feira, 27/01. Os selecionados para a oficina receberão um e-mail com a confirmação da inscrição.

Em Palmas, o espetáculo acontecerá nos dia 28 e 29 de janeiro, com duas sessões no sábado, às 19h e às 21h e uma sessão às 19h no domingo, no Teatro Sesc. A oficina também será realizada nos mesmos dias (28 e 29), das 14 h às 18h, no Sesc.

Em Porto Nacional, as apresentações acontecerão no Centro Cultural Durval Godinho, nos dias 30 e 31, com duas sessões na segunda, às 19h e às 21h, e uma sessão na terça às 19h. A oficina também será ministrada nos dia 30 e 31, das 14h às 18h, no Centro Cultural.

Sobre a Companhia

A Pequena Companhia de Teatro, em atividade desde 2005, é composta pelos atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy, pelo encenador Marcelo Flecha e pela produtora Katia Lopes.

Concentra duas décadas de trajetória dos seus componentes no desenvolvimento de uma linguagem que potencialize seus conteúdos e na democratização do acesso a esses resultados através de debates, oficinas e circulação dos seus espetáculos.

Os espetáculos da Pequena Companhia de Teatro são desenvolvidos para dispensar qualquer recurso técnico oferecido pelos espaços onde se apresentem: cenários, iluminação artesanal e sonoplastia estão inseridas nas encenações e são adaptáveis a qualquer tipo de espaço seja ele alternativo ou palco italiano.

Tomando o mínimo, o pequeno, o cru como ponto de partida para a pesquisa dessa linguagem, nosso coletivo busca, no reconhecimento de sua identidade, o caminho para o amadurecimento cênico, tradutor dos seus dizeres.

Esta companhia entende como teatro mínimo um teatro pequeno, um teatro cru que resista e desenvolva sua arte em um dos estados menos desenvolvidos do país, estado onde as dificuldades de estabelecer companhias estáveis são imensas e manter espetáculos em temporadas regulares uma aventura quixotesca.

Esse conceito possibilita a chegada de espetáculos a bairros periféricos, zonas rurais e pequenas cidades, intensificando as ações de democratização da cultura em um estado onde não há teatros na maioria dos seus municípios.

Ficha Técnica

Elenco: Cláudio Marconcine, Jorge Choairy e Marcelo Flecha
Produtora: Katia Lopes
Produtor local: Regino Neto | reginoneto@gmail.com

Oficina “O Quadro de Antagônicos”

Palmas

Data: 28 e 29
Local: Centro de Atividades Sesc
Horário: 14 às 18

Porto Nacional

Data: 30 e 31
Local: Centro Cultural Durval Godinho
Horário: 14 às 18
Público-alvo: profissionais e alunos de teatro. (Assessoria de Imprensa)