Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Superintendência de Patrimônio Material e Imaterial tem a satisfação de convidar toda a imprensa tocantinense para o lançamento do Projeto Sussia – A interregionalidade de uma forma expressão cultural nesta segunda-feira, 13, às 10 horas, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes.

O lançamento contará com a projeção da exposição fotográfica inédita, a exibição do vídeo documentário produzido durante a pesquisa e os materiais de divulgação do inventário, como o livreto e folderes, que farão parte da circulação nos municípios tocantinenses, onde a pesquisa foi realizada, com início previsto para o dia 14.

O projeto de pesquisa da sussia foi aprovado pelo Ministério da Cultura através do Convênio 702592/2008, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura/ Fundação Cultural do Estado do Tocantins. Desde 2009, uma equipe de técnicos da Secult vem realizando as etapas do projeto com um trabalho minucioso de pesquisa e registro junto aos municípios de Arraias, Paranã, Almas, Natividade, Santa Rosa e Monte do Carmo.

O inventário produzido por meio de entrevistas com a comunidade, pesquisas, fotografias e a produção do vídeo documentário, descrevem características e peculiaridades desta importante manifestação cultural do Tocantins. “O Inventário da Sússia é de grande importância para o fortalecimento da identidade cultural do Estado do Tocantins porque permite tornar essa expressão conhecida do grande público, não só no Estado do Tocantins mais de todo o Brasil.” ressaltou a Secretária da Cultura, Kátia Rocha. (Ascom Secult)