Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o tema “Um teste pela vida” o Detran Tocantins realiza esta semana, vésperas do carnaval, campanha corpo a corpo com a distribuição de 27 mil etilotestes (bafômetros descartáveis educativos). A ação inicia nesta terça-feira, 14, às 20 horas, em frente às universidades Católica e Ulbra, e Faculdade Itop. Em seguida a abordagem será realizada em bares da Região Sul, quando serão percorridos os bairros de Taquaralto, na Avenida Tocantins e Jardins Aurenys I, II, III e IV.

A ação continua na quarta-feira, 15, nas regiões Norte e Central de Palmas. Na sexta-feira, 16, serão realizadas blitzen educativas ainda na capital. Durante toda a semana as ações também acontecem em 25 cidades do interior.

A utilização do bafômetro descartável, que é um produto de utilização única e de uso individual, é uma forma de demonstrar ao condutor como se identifica o índice de álcool presente no organismo. Nas abordagens, além de entregar o etiloteste, a equipe da Educação para o Trânsito do Detran, em parceria com a Polícia Militar, também conscientizará quanto aos danos causados pela mistura álcool e direção.

Na ocasião serão distribuídos folders e preservativos disponibilizados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

A diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, Áurea Liz Morais, destaca que esta campanha tem o objetivo de levar informações que podem assegurar a vida de muitas pessoas no trânsito neste período em que aumenta o consumo de álcool e consequentemente as imprudências. “Nosso objetivo é preservar a vida, diminuir os índices de acidentes, garantir que os foliões ou mesmo aqueles que vão aproveitar o feriado, numa viagem, conheçam os limites para um trânsito seguro”, ressaltou.

Blitzen repressivas

Neste período o Detran também apoia a Operação Carnaval da Polícia Militar em blitzen repressivas. As atividades iniciaram no último sábado,11, e domingo, 12, em 11 municípios.

As blitzen contam com 19 bafômetros entregues na última semana pelo governador à Polícia Militar. (Ascom Detran)