Com o título “Perspectivas de Desenvolvimento do Estado do Tocantins”, o governador Siqueira Campos fará a conferência de abertura do VIII Simpósio de Educação do Campus de Palmas. A solenidade será nesta quarta-feira (15), às 20h, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). O evento está sendo realizado em conjunto com III Seminário do PROCAD UFT/CAPES/UFG e o I Encontro Estadual do Programa de Formação de Professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
As atividades, que tiveram início na manhã da última terça-feira (14), com uma sessão de cinema no Cinemark do Capim Dourado Shopping, reúnem, além de acadêmicos da UFT, mais de 1.200 professores da educação básica, alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no Campus de Palmas. Professores de diversas cidades do Tocantins participam dos eventos que têm como temática principal à discussão sobre a indissociabilidade no tripé ensino, pesquisa e extensão.
A conferência com o governador Siqueira Campos contará com a presença do reitor da UFT, Alan Barbiero, pró-reitores, professores, acadêmicos e demais interessados. A programação de ontem à noite, contou com a participação do secretário Estadual de Educação, o professor Danilo Melo de Souza, discorrendo sobre o tema “As Políticas Públicas e as Ações do Governo Estadual para a Educação no Tocantins”, na abertura do I Encontro Estadual do Programa de Formação de Professores da UFT.
PARFOR
O Parfor é um programa federal, que aqui no Tocantins é oferecido pela UFT, e tem o objetivo de dar formação superior a professores que já estão nas salas de aula, mas que não possuem capacitação específica na área onde atuam; ou não têm qualquer diploma de universidade ou sua graduação foi feita em área diferente. Atualmente são cerca de 1.350 professores da educação básica matriculados em 17 cursos de licenciatura, espalhados pelos sete campi da Universidade. Hoje a UFT atende professores-alunos do Parfor de todos os 139 municípios do Estado. (Dicom UFT)