Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Nesta sexta-feira de carnaval, dia 17, a partir das 16 horas, o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau), promove ações culturais e socioeducativas no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis. A Programação terá oficina sobre DST, ministrada por técnicos da Sesau, apresentação teatral com o Grupo Acordes, composto por acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e apresentação musical com a Banda da Guarda Metropolitana de Palmas.

A ação proposta pela Superintendência de Patrimônio Material e Imaterial, por meio de sua Coordenadoria de Museus e Memórias da Secult, tem objetivo de conquistar novos públicos, aproximar a comunidade do Memorial, conscientizar a população sobre a prevenção e os riscos a saúde causada pelas doenças sexualmente transmissíveis especialmente neste período de carnaval.

Grupo Acordes – Tema: gravidez na adolescência e DST

O Grupo Acordes é um projeto de extensão, que usa o teatro e o lúdico como intervenção em saúde, e é composto por acadêmicos e professores UFT. O projeto tem como objetivo geral: contribuir para o fortalecimento da educação popular enquanto instrumento de transformação social e das condições de saúde através de recursos teatrais.

Secretaria da Saúde – Oficina sobre Sexualidade

Buscando integrar adolescentes e jovens na temática sexualidade, a oficina fomenta a participação juvenil para como sujeitos transformadores da realidade em que estão inseridos, por meio de vivências (simulações da realidade, vídeos, dinâmicas) e trocas de experiências que os levem a internalizar o conhecimento. Serão trabalhados conceitos sobre sexualidade, vulnerabilidade e fatores de risco a DST/HIV/Aids.

Facilitadores: Rosicler Ribeiro - Psicóloga - com formação na área hospitalar e na área hebiátrica- especialista em gestão em Saúde - Técnica da Coordenação Estadual de DST/Aids(Gestão) e Alexandre Araripe - especialista em Fonoaudiologia Clínica - professor de Artes em educação básica e médio - Bailarino de Dança Folclórica Espanhola - Técnico da Coordenação Estadual de DST/AIDS (Prevenção). (Ascom Secult)