Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma parceria entre os governos Estadual e Federal e a Eletrobrás está fazendo do Tocantins o primeiro Estado a executar o Reluz, programa de eficientização energética, em todos os municípios. Mediante investimento superior a R$ 82 milhões, serão instaladas luminárias mais econômicas em todas as 139 cidades, segundo afirmou o gestor de contratos do programa no Estado, Aprígio Fernandes.

Atualmente, 72% do Reluz já foi executado no Tocantins, totalizando 82 municípios atendidos ou em vias de conclusão dos trabalhos de eficientização energética, o que corresponde a mais de 114 mil pontos de luz. A Urbeluz Energética, empresa responsável pela execução do Reluz no Tocantins, prevê a conclusão do programa em todo o Estado até maio de 2012.

Economia energética que aquece a economia

Além de trazer clareza onde antes havia escuridão e, consequentemente, abandono e insegurança, o Reluz está proporcionando aos tocantinenses uma nova realidade social. Praças, avenidas e quadras poliesportivas são alguns dos espaços públicos em diversos municípios que agora podem ser frequentados com segurança, tornando-se opções de lazer para os moradores.

“Essa nova realidade que a iluminação traz oferece novas oportunidades sociais e econômicas aos municípios e suas populações. Com o aumento da movimentação em locais públicos, o comércio também se aquece, gerando benefícios a todos”, acrescenta Aprígio. Em termos econômicos, o Reluz está gerando ganho para os cofres dos municípios de mais de R$ 3,5 milhões ao ano. O meio ambiente também ganha com a dispensa de construção de mais hidrelétricas.

O município de Tocantínia, a 75 quilômetros da capital, foi recentemente beneficiado com a instalação de 670 pontos de luz. O prefeito local, Manoel Silvino, relata que após a passagem do programa já é possível observar mudanças na rotina noturna da cidade. “Hoje temos todas as nossas ruas iluminadas e isso reflete no comportamento das pessoas que, agora, saem mais à noite, frequentando mais bares e restaurantes, por exemplo, aquecendo nossa economia. Sem contar, é claro, com a diminuição de gastos para a prefeitura, já que as novas lâmpadas são todas econômicas”, destaca Silvino.

Patrimônio histórico terá iluminação especial

Segundo o gestor Aprígio Fernandes, o município de Natividade, localizado a 200 quilômetros da capital, receberá uma iluminação especial, com lâmpadas que ressaltam os detalhes arquitetônicos dos prédios da cidade. “Em Natividade, bem como em outros municípios que possuam atrativos turísticos, utilizaremos lâmpadas de multivapor metálico, que produz uma luz branca que ressaltam as peculiaridades e cores do casario histórico”, pontua. Em Natividade, os trabalhos do Reluz devem ser iniciados em abril.

Próximas cidades a serem beneficiadas

Atualmente a equipe está concluindo os trabalhos na região do Bico do Papagaio, onde 6 mil pontos já foram instalado e mais 6 mil devem entregues até o final de abril. A Capital, Palmas, também deve ser beneficiada com mais 3 mil pontos de iluminação, distribuídos em praças, quadras e avenidas.

Sobre o Reluz

O Reluz - Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente, desenvolvido em parceria com os governos e prefeituras, é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e prevê substituir 5 milhões de pontos de iluminação pública por equipamentos mais eficientes, além de instalar mais 1 milhão de novos pontos no País. (Secom)